X
    Categories: Releases

Cinema italiano: Casa Guilherme de Almeida promove mostra gratuita de filmes

Serão exibidos quatro clássicos do cinema mudo da Itália dos anos 1910; os

 cineastas João Eduardo Hidalgo e Donny Correia mediarão os debates

A Casa Guilherme de Almeida organizou uma programação especial para os cinéfilos: A Construção da 7ª Arte – Cinema Italiano em Retrospectiva será realizada em dois sábados, dias 11 de agosto e 1º de setembro. Idealizado em parceria com o Istituto di Cultura Italiana em São Paulo, o evento gratuito resgatará quatro filmes realizados no período mudo do cinema. A ideia é mostrar a filmografia da Itália dos anos 1910, – muito antes dos diretores mais famosos do país, como Rosselini, Antonioni e Fellini – que foi uma grande fábrica de obras cinematográficas. Para participar da mostra basta se inscrever pelo site do museu.

Sangue Bleau (1914) e Assunta Spina (1915) serão os primeiros filmes exibidos, no dia 11 de agosto, às 14h. As obras de Nino Oxilia, e Francesca Bertini e Gustavo Serena, são produções que exploram a linguagem do melodrama de câmara. Nelas, triângulos amorosos rumam para desgraças morais e psicológicas de seus personagens. Após as exibições, João Eduardo Hidalgo comandará um debate sobre os filmes. Hidalgo é doutor em Comunicação e especialista em Cinema Espanhol. Tem experiência em produção dramatúrgica para audiovisual, e também em interpretação fílmica e história do cinema. Já fez várias exposições individuais de fotografia, dirigiu alguns curtas-metragens e orientou a realização de mais de cinquenta deles.

Já no dia 1º de setembro, também às 14h, serão exibidos dois clássicos dos primórdios do cinema mundial: Maciste (1915), de Vincenzo Denizot e Romano Luigi Borgnetto, e Inferno (1911), de Francesco Bertolini, Giuseppe de Liguoro e Adolfo Padovan. O primeiro é um meta-filme, porque traz uma heroína em fuga que se esconde no cinema onde está sendo exibido Cabíria, primeira superprodução italiana. Ela decide encontrar uma forma de trazer à vida o herói da trama, Maciste, para defendê-la. O segundo filme é baseado nos episódios do clássico de Dante Alighieri, Inferno, que ganham vida inspirados pelas ilustrações de Gustave Doré. O debate após as exibições ficará por conta do poeta e cineasta Donny Correia, mestre e doutor em Estética e História da Arte e bacharel em Letras. Ele realizou os curtas experimentais Anatomy of decay, Braineraser, In carcere et vinculis e Totem – este selecionado para a 34ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e o Prêmio Canal Brasil. No campo da poesia, publicou os livros O eco do espelho (2005), Balletmanco (2009), Corpocárcere (2013) e Zero nas veias (2015). Também é coordenador de programação da Casa Guilherme de Almeida.

 

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurado em 1979, o museu Casa Guilherme de Almeida funciona na residência onde viveu o poeta e tradutor paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte de artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. A Casa – primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país – oferece uma intensa programação de atividades relacionadas às diversas áreas de atuação de Guilherme de Almeida, que incluem o cinema, o jornalismo e o teatro. A Casa Guilherme de Almeida integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

A Construção da 7ª Arte – Cinema Italiano em Retrospectiva

Sábados, 11/8 e 1/9 – às 14h

Casa Guilherme de Almeida

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943

Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo

Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h

www.casaguilhermedealmeida.org.br

Poiesis – Assessoria de Imprensa

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

 

Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de Imprensa

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Bete Alina | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Compartilhe!
sec_admin_cmnc: