Clube de leitura de HQs de Abril traz O Etermauta
Encontro promovido pelo Educativo MIS é gratuita e acontece no dia 12 entre 15h e 17h. Público também pode participar da oficina ‘Pensando o desenho’
Como parte da programação paralela da exposição Quadrinhos, em cartaz até 26 de maio, o MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – a equipe do Educativo MIS realiza diversas atividades. Em abril o público pode participar do Clube de Leitura de HQs, que acontece no dia 12 (sexta-feira) e da oficina Pensando o desenho (ou o desenho para quem não sabe desenhar), que será realizada no sábado (13.04).
CLUBE DE LEITURA DE HQs
Mensalmente o Educativo MIS realiza o Clube de Leitura de HQs, encontro para discussão, análise e reflexão de quadrinhos nacionais e internacionais, de diversos gêneros. A entrada é gratuita, para participar os interessados devem retirar senha na recepção do museu. Podem participar maiores de 14 anos e a leitura prévia das obras não é obrigatória. Em Abril o encontro acontece no dia 12 e aborda O Eternauta.
O Eternauta (Argentina, 1957-1959, 360 páginas; Héctor Germán Oesterheld, roteiro, e Francisco Solano López, arte).
Todo o mundo sabe que em Buenos Aires quase nunca neva, e que, quando isso ocorre, é porque algo anormal pode estar acontecendo, até mesmo uma catástrofe. Mas essa catástrofe poderia chegar ao ponto de anunciar uma praga mundial? Uma tragédia cuja causa evidente se desconhece? Um evento que mudará o destino da humanidade? E, pior de tudo, um horror sem um rosto definido contra o qual se deve lutar? Em O Eternauta, o grande clássico argentino de ficção científica e aventura, Héctor G. Oesterheld e Francisco Solano López reinventam o mito de Robinson Crusoé e criam um universo que nunca poderá ser esquecido.
Publicada em capítulos semanais, entre 1957 e 1959, na revista argentina Hora Cero, O Eternauta se firmou como um símbolo argentino, reeditado numerosas vezes. No Brasil demorou 55 anos para que fosse publicada, chegando em 2012 pela Martins Fontes.
PENSANDO O DESENHO (OU, O DESENHO PARA QUEM NÃO SABE DESENHAR)
Como parte da programação paralela da exposição Quadrinhos, o Educativo convida para um encontro para a discussão e a prática do desenho, através de exercícios de desenho de observação e desenho cego. O encontro é voltado pra pessoas que não tem contato com a prática, mas que desejam desenvolver a linguagem como ferramenta de comunicação e expressão.
Sobre a exposição Quadrinhos
Quadrinhos apresenta uma ampla retrospectiva da 9ª arte contada através de revistas, artes originais e itens raros dos diversos gêneros das HQs – super-heróis, infantis, terror, aventura, romance, mangá, faroeste e muitos outros – em ambientes temáticos e imersivos que ocupam todas as áreas do Museu, apresentando também a influência das HQs na cultura pop e em outras mídias como cinema e TV. Concebida pelo MIS com curadoria de Ivan Freitas da Costa e expografia da Caselúdico, a megaexposição já é a terceira exposição mais visitada do MIS e foi prorrogada: fica em cartaz até 26 de maio de 2019.
SERVIÇO
Clube de leitura de HQs
O Eternauta
DATA 12.04, sexta-feira, 15h às 17h
Vagas 20
Pré-requisitos a partir de 14 anos
Ingresso Gratuito – retirada 1h antes na recepção
Local Auditório LABMIS
Obs: A leitura prévia das obras não é obrigatória
Oficina Pensando o desenho (ou o desenho para quem não sabe desenhar)
Data 13.04, sábado, 14h às 18h
Vagas 10
Pré-requisitos a partir de 14 anos
Ingresso Gratuito – retirada 1h antes na recepção
Local Sala de Interface
Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento [Conveniado]: R$ 18
Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.