Plataforma #EmespEmCasa traz bate-papos entre os professores da instituição e orientações para estudantes de música. Programação conta com a participação de mestres da música como Karin Fernandes, Marília Vargas, Tiago Costa, Toninho Ferragutti, Luiz Guilherme Pozzi, Daniel D’ Alcântara, Alessandro Santoro, Thiago Abdalla, Edna de Oliveira e Luiz Guilherme Pozzi
No mês de maio #EmespEmCasa, plataforma de aprendizado e divulgação artística da EMESP Tom Jobim, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, vai promover encontros entre profissionais da música erudita e popular. O intuito é trazer para o ambiente virtual a diversidade presente na EMESP Tom Jobim.
Até o final do mês, de segunda a sexta, duas vezes por dia, às 12h e às 18h, dentro da série #DicadoMestre, acontecem encontros virtuais com os professores da instituição que irão compartilhar suas experiências e dar orientações para estudantes de música. Na segunda-feira, dia 11, às 12h o pianista e acordeonista Guilherme Ribeiro entrevista a pianista Karin Fernandes. Já às 18h, é a vez do regente e pianista Tiago Costa receber o compositor Rodrigo Lima.
A programação da terça-feira, dia 12, será dedicada aos instrumentos de sopros. No primeiro encontro do dia, às 12h, o trombonista Gilberto Gianelli recebe Sidnei Borgani e, às 17h, o saxofonista e flautista Mané Silveira conversa com o clarinetista Alexandre Ribeiro. A agenda do dia traz ainda orientações sobre fake news. A ação faz parte da série #SOCIALizando que tem o objetivo de divulgar informações e orientações sobre serviços de utilidade pública, direitos sociais para contribuir com o enfrentamento à pandemia.
Já às quinta-feiras, às 18h, é a vez das lives com o baterista e coordenador pedagógico da Emesp Tom Jobim, Edu Ribeiro. A programação conta ainda com a participação de convidados como a maestrina italiana Valentina Peleggi e o pianista Ricardo Ballestero.
A programação completa está disponível no site www.emesp.org.br
#EmespEmCasa
PROGRAMAÇÃO | 11 a 29 de MAIO
SEGUNDA-FEIRA – 11 de Maio
TECLADOS E COMPOSIÇÃO
12h #DicaDoMestre
Guilherme Ribeiro convida Karin Fernandes
18h #DicaDoMestre
Tiago Costa convida Rodrigo Lima
TERÇA-FEIRA – 12 de Maio
SOPROS
12h #DicaDoMestre
Gilberto Gianelli convida Sidnei Borgani
15h_#SOCIALizandoEmesp
Nota informativa sobre fake news
18h #DicaDoMestre
Mané Silveira convida Alexandre Ribeiro
QUARTA-FEIRA – 13 de Maio
CORDAS
12h #DicaDoMestre
Paulo Caligopoulos convida Fabio Peron
18h #DicaDoMestre
Christian Dozza convida Edmilson Capelupi
QUINTA-FEIRA – 14 de Maio
BATERIA E PERCUSSÃO
12h #DicaDoMestre
Luiz Guelo convida Alexandre Biondi
15h #SOCIALizandoEmesp
Série Releituras: (I)migrantes no contexto do isolamento social
Com Fabiana Silva
18h #LIVE
Edu Ribeiro convida Jacques Figueras
SEXTA-FEIRA – 15 de Maio
VOZ
12h #DicaDoMestre
Andrea dos Guimarães convida Edna de Oliveira
18h #DicaDoMestre
Giuliana Frozoni convida Tiago Pinheiro de Souza e Ana Beatriz Zaghi
SEGUNDA-FEIRA – 18 de Maio
TECLADOS
12h #DicaDoMestre
Luiz Guilherme Pozzi convida Toninho Ferragutti
18h #DicaDoMestre
Cinthia Sell convida Aleksander Ribeiro
TERÇA-FEIRA – 19 de Maio
SOPROS
12h #DicaDoMestre
Daniel D’ Alcântara convida Paulo Baptista
18h #DicaDoMestre
Wilson Dias /convida Edilson Nery
QUARTA-FEIRA – 20 de Maio
CORDAS
12h #DicaDoMestre
Thiago Abdalla convida Renata Montanari
18h #DicaDoMestre
Sizão Machado convida Pedro Gadelha
QUINTA-FEIRA – 21 de Maio
BATERIA E PERCUSSÃO
12h #DicaDoMestre
Marcia Regina convida Lilian Carmona
18h #LIVE
Edu Ribeiro convida Paulo Paulelli
SEXTA-FEIRA – 22 de Maio
VOZ
12h #DicaDoMestre
Zé Luiz Mazziotti convida Marilia Vargas
18h #DicaDoMestre
Ricardo Appezzato, Ricardo Ballestero e Marília Vargas
SEGUNDA-FEIRA – 25 de Maio
TECLADOS
12h #DicaDoMestre
Alessandro Santoro convida Horácio Gouveia
18h #DicaDoMestre
Isabel Kanji convida Liliane Kans
TERÇA-FEIRA – 26 de Maio
SOPROS
12h #DicaDoMestre
Sarah Hornsby convida Lívia Lanfranchi
18h #DicaDoMestre
Natália Chahin convida Ricardo Barbosa
QUARTA-FEIRA – 27 de Maio
CORDAS
12h #DicaDoMestre
Luis Otávio Santos/convida Pedro Della Rolle
18h #DicaDoMestre
Everton Gloeden/Guiherme de Camargo
QUINTA-FEIRA – 28 de Maio
BATERIA/PERCUSÃO
12h #DicaDoMestre
Herivelto Brandino/Beto Angerosa
18h #LIVE
Edu Ribeiro convida Rafael Rocha
SEXTA-FEIRA – 29 de Maio
VOZ
12h #DicaDoMestre
Mauro Wrona convida Magali Mussi
18h #DicaDoMestre
Ricardo Appezzato convida Valentina Peleggi
EMESP Tom Jobim
Referência no ensino brasileiro de música, a EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo do Estado de São Paulo gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social parceira da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Atende gratuitamente 1.300 alunas e alunos em seus cursos e habilitações em música popular e erudita, da teoria à prática musical. Em 2019, a EMESP Tom Jobim comemorou 30 anos de atuação. A Escola tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP Tom Jobim vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP Tom Jobim oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades. A Escola mantém os grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim que oferecem bolsas para as alunas e os alunos da Escola.
Santa Marcelina Cultura
Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.