EMESP Tom Jobim promove uma série de atividades online como entrevistas, shows, concertos, bate-papos, aulas, com participação de grandes nomes da música brasileira, além de professores e alunos da instituição
Chico Pinheiro, Ricardo Herz, Rosa Passos, Léa Freire, Fábio Torres, Arrigo Barnabé, Amilton Godoy. #EmespEmCasa reúne em uma mesma plataforma grandes nomes da música brasileira. A EMESP Tom Jobim, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, com o objetivo de ampliar o acesso e a oferta de conteúdos digitais lançou #EmespEmCasa, uma plataforma de aprendizado e divulgação artística que reúne as ações online da instituição como entrevistas, depoimentos, orientações de estudo, apresentações musicais, aulas, lives. A programação busca trazer para o ambiente virtual a diversidade presente na EMESP Tom Jobim. A ação acontece em conjunto com o #CulturaEmCasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, após a suspensão do funcionamento de seus espaços culturais e programas em decorrência do Coronavírus (Covid-19).
Além de contar com a participação de convidados como Ricardo Herz, Fábio Torres, Rosa Passos, Arrigo Barnabé a programação contempla atividades com os professores e alunos da escola. Estudantes que passaram pela instituição participam de bate-papos com o objetivo de compartilhar experiências. Com programação totalmente gratuita, a iniciativa busca ainda reforçar a importância de fazer uso da música para conectar pessoas.
Dentro da programação, a série #EmespPeloMundo traz entrevistas com estudantes que passaram pela EMESP Tom Jobim para compartilhar suas experiências e dar dicas de estudo em tempos de isolamento social. A série recebe também alunos que estão estudando em conservatórios no exterior. Na segunda-feira, dia 27, às 12h, a violista e coordenadora pedagógica da Emesp Tom Jobim, Adriana Schincariol Vercellino, vai conversar com a ex-alunda da escola, Elisa Graciela, integrante do Quarteto Iapó.
Já a série #DicadoMestre que conta com a participação de um músico consagrado que mescla apresentações musicais com bate-papo e dicas para os estudantes de música vai receber na segunda, dia 27, às 18h, Ricardo Herz.
Durante a semana e aos finais de semana, o público pode conferir também no canal de YouTube da EMESP Tom Jobim os concertos e shows dos grupos artísticos da escola: Banda Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim.
A programação completa está disponível no site www.emesp.org.br
#EmespEmCasa
PROGRAMAÇÃO | 27 de ABRIL a 02 de MAIO
SEGUNDA-FEIRA – 27 de Abril
12h #EmespPeloMundo
Adriana Schincariol Vercellino convida Elisa Graciela (viola)
16h – #ConcertoEmCasa
Banda Jovem do Estado
18h #DicaDoMestre
Adriana Schincariol convida Ricardo Herz
TERÇA-FEIRA – 28 de Abril
12h #EmespPeloMundo
Edu Ribeiro convida ex-aluno Juninho Albuquerque
15h #SOCIALizandoEmesp
Notas Informativas sobre Benefício Emergencial
16h – #ConcertoEmCasa
Orquestra Jovem Tom Jobim
18h #DicaDoMestre
Edu Ribeiro convida Chico Pinheiro e Amilton Godoy (live)
QUARTA-FEIRA – 29 de Abril
12h #EmespPeloMundo
Paulo Braga convida ex-aluno Allisson Amador
16h – #ConcertoEmCasa
Coral Jovem do Estado
18h #DicadoMestre
Paulo Braga convida Arrigo Barnabé
QUINTA-FEIRA – 30 de Abril
12h #EmespPeloMundo
Adriana Schincariol convida a ex-aluna e oboísta Andrea Silvério
15h #SOCIALizandoEmesp
Trabalho Social
18h #DicadoMestre
Adriana Schincariol convida Léa Freire
SEXTA-FEIRA – 01 de MAIO
12h #EmespPeloMundo
Edu Ribeiro convida ex-aluna Abelita Matheus
18h #DicadoMestre
Edu Ribeiro convida Fábio Torres e Rosa Passos (live)
SÁBADO – 02 de MAIO
16h – #ConcertoEmCasa
Orquestra Jovem Tom Jobim
Participação de Amllton Godoy e Léa Freire
EMESP Tom Jobim
Referência no ensino brasileiro de música, a EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo do Estado de São Paulo gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social parceira da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Atende gratuitamente 1.300 alunas e alunos em seus cursos e habilitações em música popular e erudita, da teoria à prática musical. Em 2019, a EMESP Tom Jobim comemorou 30 anos de atuação. A Escola tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP Tom Jobim vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP Tom Jobim oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades. A Escola mantém os grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim que oferecem bolsas para as alunas e os alunos da Escola.
Santa Marcelina Cultura
Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.