Em janeiro o Museu Catavento oferece atrações especiais para toda a família. Exposições temporárias, espetáculos e oficinas fazem parte da programação
Durante todo o mês de janeiro, o Museu Catavento – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – oferecerá uma programação especial com diversão e informação para todas as idades.
Além do acervo fixo, o espaço receberá as exposições temporárias “Wunderschon: as maravilhosas viagens de Arabella e Irani” e “É Vital”; Espetáculos de mágica e “Show da química”; Oficinas “Light Painting”, “Bolhas de Sabão Gigantes”, “Espaço BIC”, “Bonecas Abayomi”, “Tintas naturais”; “Mini terário”, além de Espaço Maker com as atividades “Drone’s experience”, “Oficina Kriar”, “Fusca Arduíno” e “Educação financeira”. Confira:
Exposições temporárias:
WUNDERSCHON: as maravilhosas viagens de Arabella e Irani
Em homenagem aos 250 anos de Alexander von Humboldt, a Embaixada da República Federal da Alemanha e o Instituto Martius-Stadem em parceria com o Museu Catavento, apresentam exposição sobre a importância e influência de Humboldt para os viajantes alemães no Brasil. Na exposição composta por 20 painéis, duas personagens, a arara-azul Arabella e a menina indígena Irani, conduzem o público por uma viagem no tempo, começando com Hans Stadem até Spix &Martius, Rugendas e outros viajantes pesquisadores.
De 7 a 31 de janeiro ao longo do dia
Local: Sala Multiuso – Piso Superior
É VITAL
O corpo humano é uma estrutura complexa, composta por trilhões de células, que, trabalhando juntas, permitem que os humanos sobrevivam e se reproduzam. Da mesma forma, laboratórios também são estruturas complexas, compostos por centenas de equipamentos trabalhando juntos para o desenvolvimento da pesquisa. Algumas pessoas, por ofício, podem contemplar, com detalhe, o corpo humano, entender como cada órgão exerce sua função e como são organizados. Ao olhar de perto, percebem que da mesma maneira que o espelho reflete a diversidade de cada ser, os órgãos refletem uma diversidade de características que os tornam únicos.
Em parceria com o Instituto Butantã através do CENTD (Centre of Excellence in New Target Discovery) o Museu Catavento exibirá a exposição “É Vital!”, compartilhando a beleza da diversidade que cada órgão apresenta. A exposição faz uma analogia entre os órgãos vitais e alguns equipamentos (também vitais) que se encontram nos laboratórios e não podem ser facilmente acessados. As fotos exibidas são parte de um árduo e minucioso trabalho dos cientistas do CENTD, com o objetivo maior de ultrapassar as fronteiras dos laboratórios e promover o avanço da pesquisa científica. Este trabalho proporciona novas possibilidades de prevenção, diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças, contribuindo sempre para a continuidade desse fenômeno maravilhoso que é a vida!
De 7 a 31 de janeiro ao longo do dia
Local: Claustro ala 1
Espetáculos:
MÁGICAS
Com o intuito de oferecer atividades diferenciadas ao público durante o período de férias escolares, realizaremos no auditório espetáculos de mágicas. Atividade tradicional de férias e esperada pelos visitantes, as apresentações de ilusionismo poderão ser apreciadas em duas apresentações diárias. Além de entretenimento, os espetáculos de mágicas e ilusionismos abordarão aspectos da ciência, tais como química, física, ilusão de ótica e outros.
De 7 a 19 de janeiro – 13h e 15h
Local: Auditório
SHOW DA QUÍMICA
A Química nunca foi tão divertida!! A equipe de cientistas do Ciência Divertida farão demonstrações espetaculares, com resultados inesperados. Adultos e crianças descobrirão o que são polímeros e a sua importância e aplicação no dia a dia, compreenderão as diferenças de estado da matéria “ouvindo” o resultado de uma surpreendente mudança de estado, descobrirão o mundo das cores mágicas dos ácidos e das bases, explorarão o mundo das reações químicas descobrindo o que são catalisadores e entenderão o comportamento do vento.
De 21 a 26/janeiro às 15h
No sábado, 25 de janeiro, teremos 2 sessões às 13h e 15h
Local: Auditório
Oficinas:
LIGHT PAINTING
Descubra mais sobre essa técnica de fotografia e tire fotos surpreendentes e criativas.
De 7 a 26 de janeiro várias sessões ao longo do dia
*Necessário retirar senhas na BILHETERIA
Local: Estúdio TV
BOLHAS DE SABÃO GIGANTES
A oficina proporciona uma experiência divertida e criativa no preparo diferenciado na solução de bolhas com o uso de raquetes artesanais com barbante e madeira. O objetivo da oficina é proporcionar a participação inclusiva de todos os visitantes com o espaço e principalmente o despertar da criatividade da nova infância. Para todos os públicos, crianças acompanhadas pelo responsável.
De 9 a 19 de janeiro 11h, 12h, 14h e 15h
*Retirada de senhas no local da atividade
Local: área externa – grande árvore
ESPAÇO BIC
Com apoio da empresa BIC, em uma sala de aula cenográfica, os participantes poderão participar de oficinas de “lettering”, “slime”, aulas de desenho e ilustração e esculturas com MDF. Oficinas para crianças – acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
De 7 janeiro a 9 fevereiro – várias sessões ao longo do dia
*Retirada de senhas no local da atividade
Local: Claustro ala 2
BONECAS ABAYOMI
Bonecas Abayomi são pequenas bonecas negras, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. A boneca foi criada para as crianças, jovens, adultos na época da escravidão, onde eram confeccionadas com pedaços de saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos. Legados da cultura africana, essas bonecas são consideradas como amuletos até hoje.
De 7 a 26 de janeiro – várias sessões ao longo do dia
*Retirada de senhas no local da atividade
Local: Claustro ala 3
TINTAS NATURAIS
Consiste no preparo de tintas naturais pelos visitantes através da extração de pigmentos dos legumes, vegetais e temperos, será feito um processo sem agressão ao meio ambiente e simples, utilizando materiais de fácil acesso, essa oficina tem como foco desenvolver conteúdos e habilidades de produção de tintas naturais, com uma visão transdisciplinar. Haverá explicação histórica e melhor forma de aplicação, utilizando a linguagem da pintura com um olhar ecológico dando ao participante liberdade para exercer a criatividade. O objetivo da oficina é atingir o público infantil e deficiente intelectual. Estimular os sentidos sensoriais, criatividade e reciclagem, possibilitando o conhecimento dos elementos naturais e suas texturas, reutilizando materiais que são descartáveis no nosso dia a dia.
De 21 a 31 de janeiro – 11h, 12h, 14h e 15h
*Retirada de senhas no local da atividade
Local: Claustro ala 3
MINI TERRÁRIO
A oficina demonstrará como construir um ecossistema em escala reduzida, dentro de um ambiente lacrado. Ao término da oficina, cada participante levará o próprio terrário construído. Livre para todas as idades, crianças acompanhadas pelos responsáveis.
De 14 a 31 de janeiro – várias sessões ao longo do dia
*Retirada de senhas no local da atividade
Local: Claustro ala 3
CUCA FÉRTIL
Utilizando materiais simples a oficina irá ensinar sobre o processo de plantio. A partir de 3 anos acompanhado com responsável.
De 7 a 12 de janeiro – 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h
*Retirada de senhas no local da atividade
Local: Claustro ala 3
Número de participantes: 26 pessoas por sessão.
CORRIDA DAS ABELHAS OPERÁRIAS
A oficina Corrida das Abelhas Operarias vai ensinar aos participantes o que é a polinização e como ela acontece. A partir de 6 anos acompanhado com responsável.
De 14 a 19 de janeiro – 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h
*Retirada de senhas no local da atividade
Local: Claustro ala 3
Número de participantes: 16 pessoas por sessão.
EXÉRCITO DAS FRUTAS
O público colocará os alimentos nas cores correspondentes em um prato: o que tem vitamina e faz crescer; o que dá energia para correr; o que devo prestar atenção antes de comer? Depois da brincadeira, os participantes montarão sua própria “amiga fruta” para levar para casa. A partir de 4 anos acompanhado com responsável.
De 21 a 26 de janeiro – 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h
*Retirada de senhas no local da atividade
Local: Claustro ala 3
Número de participantes: 26 pessoas por sessão.
AROMAS CORES E SABORES
Nesta oficina o público vai aprender sobre quem são os polinizadores e como podemos contribuir para que eles tenham alimentos. Além de fazer o plantio em um vaso personalizado por eles mesmos. A partir de 4 anos acompanhado com responsável.
De 28 a 02 de fevereiro – 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h
*Retirada de senhas no local da atividade
Local: Claustro ala 3
Número de participantes: 26 pessoas por sessão.
Espaço Maker:
DRONE’S EXPERIENCE
Com a rápida evolução tecnológica aumentam também as necessidades educacionais das novas gerações, os drones representam uma parte importante dessa evolução que estamos vivendo. E com o objetivo de aproximar os visitantes dessas novas tecnologias, o Drone´s Experience foi pensando com o objetivo de proporcionar aos visitantes uma experiência de operação do uso de drones. Além disso, no espaço faremos uma pequena exposição com diferentes modelos onde o visitante terá contato com essa ferramenta de grande potencial para ciência em geral.
De 10 a 12 de janeiro e de 28/janeiro a 02/fevereiro – várias sessões ao longo do dia
*Retirada de senhas no local da atividade
Local: Claustro ala 1 – anexo
OFICINA KRIAR
Os participantes irão confeccionar o jogo labirinto com materiais recicláveis. O objetivo é inspirar e promover nos participantes a oportunidade de conhecerem a cultura maker por meio da experimentação prática que a aprendizagem criativa proporciona.
De 14 a 19 de janeiro – várias sessões ao longo do dia
*Retirada de senhas no local da atividade
Local: claustro ala 1 – anexo
FUSCA ARDUÍNO
Com esta atividade ‘mão na massa’, a partir de ferramentas simples e de fácil manuseio, os participantes terão um primeiro contato com a eletrônica e a programação, aprendendo elementos teóricos e práticos como: solda, funcionamento de leds, circuitos elétricos montados com diferentes materiais e uma experiência de programação com a placa ‘arduino’. Os participantes levarão para casa seu fusquinha em MDF, programado! Classificação 10 anos, as crianças devem estar acompanhadas pelos responsáveis.
De 21 a 26 de janeiro – várias sessões ao longo do dia
*Retirada de senhas no local da atividade
Local: claustro ala 1 – anexo
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Nessa oficina voltada para toda a família, por meio de atividades lúdicas, vamos aproximar os participantes a conceitos e ferramentas de Educação Financeira encontradas no dia-a-dia e experimentar a construção de planos para a realização de sonhos em família.
De 7 a 9 de janeiro – várias sessões ao longo do dia
*Retirada de senhas no local da atividade
Local: Claustro ala 1 – anexo
SERVIÇO:
Férias no Museu Catavento
Onde: Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP.
Telefone: (11) 3315-0051
Quando: terça a domingo, das 9h00 às 17h00 (bilheteria fecha às 16h00).
Quanto: R$ 10 e R$ 5 meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência. Entrada gratuita às terças-feiras.
Idade mínima para visitação: recomendado para crianças a partir de sete anos.
Como chegar: www.cataventocultural.org.br/mapas.asp
Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II.
Estacionamento: R$ 15 até 4 horas (para visitantes do museu). Adicional por hora: R$ 5,00 (capacidade para 200 carros). Ônibus e vans: R$30,00. Adicional por hora: R$ 10,00.
Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotora.
Sobre o museu
O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com uma expografia que contribui para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir relatos de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.