Evento acontece no dia 27 de junho e reúne alunos de diferentes polos de ensino da região de Ribeirão Preto
A Casa de Cultura – Anfiteatro José Ernesto Junqueira de Barros, em Igarapava, recebe, no dia 27 de junho, às 15h, uma apresentação especial do Grupo de Referência de Franca – Camerata de Cordas Dedilhadas do Projeto Guri. Os jovens apresentarão o concerto “Música Latino-Americana”, composto por clássicos da música popular brasileira. O evento é gratuito e aberto ao público.
O conjunto é um dos 13 grupos musicais formados por adolescentes e jovens em estágio avançado de aprendizagem do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
A apresentação tem como objetivo promover uma integração do Grupo de Referência com os alunos de diferentes polos de ensino da região de Ribeirão Preto. Na ocasião, 20 jovens dos naipes de cavaco, viola e violão, acompanhados pelo regente Marcílio Lopes, apresentarão um repertório formado por canções como Assanhado, de Jacob do Bandolin; Os Escravos de Jó, de Milton Nascimento e Fernando Brant; Pablo nº 2, de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos e Barra do Ribeiro, de Guinha Ramires.
Serviço
Concerto Música Latino-Americana
Data: 27 de junho
Horário: às 15h
Local: Casa de Cultura – Anfiteatro José Ernesto Junqueira de Barros
Endereço: Praça Altino Arantes, s/nº – Igarapava/SP
Evento gratuito aberto ao público.
Grupo de Referência de Franca – Camerata de Cordas Dedilhadas
O grupo foi criado em 2012 com a proposta de unir violão, cavaco e viola caipira. Partindo de um conceito ecologicamente sustentável, em 2013, a camerata foi escolhida para constituir a “Orquestra Verde” do Guri, com instrumentos da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA), com madeira maciça certificada pela Forest Stewardship Council (FSC), organização criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo. A camerata já tocou ao lado de Ivan Vilela e Alessandro Penezzi. Em 2014 foi escolhida para integrar o espetáculo Lendas Amazônicas, apresentado em vários espaços e gravado em DVD. O grupo tocou em 2015 no festival “Gente da Terra”, apresentado por Rolando Boldrin. Na série Guri Convida de 2017 dividiu o palco com Carlinhos Antunes e em 2018 com Ivan Vilela.
Projeto Guri www.projetoguri.org.br
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; Raízen; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Arteris; Castelo Alimentos; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.
Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Sobre a Amigos do Guri
Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Amigos do Guri administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.