Série inédita da fotógrafa e artista visual Sylvia Sanchez traz imagens da interação inusitada do corpo humano a objetos e cômodos triviais de uma casa. A abertura acontece no dia 10 de julho, às 19h
Na quarta-feira, dia 10 de julho, o MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – inaugura a terceira mostra do programa Nova Fotografia 2019, que selecionou seis trabalhos inéditos para serem expostos no Museu ao longo do ano: Crônica de banalidades ordinárias, da artista Sylvia Sanchez. Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz até o dia 25 de agosto, no Espaço Nicho. Ainda dentro da programação da mostra, no dia 22 de agosto, a fotógrafa realiza um bate-papo – gratuito – com o público sobre seu trabalho.
Na série, através de uma performance para a câmera, um corpo ocupa de modo pouco usual os cômodos quase vazios de uma casa – sempre justaposto a objetos triviais sem utilidade aparente e deslocados de seus lugares habituais. Os gestos do corpo – e as relações que estabelecem, dentro do quadro fotográfico, com os espaços e objetos – subvertem as noções de normalidade e de funcionalidade nas ações cotidianas, esgarçando as fronteiras do habitual. Promovem humor e desconforto, ao mesmo tempo em que espreitam os condicionamentos e razões que se ocultam sob a superfície do dia-a-dia.
“A partir disso, a artista inventa situações domésticas, constituídas por elementos bastante familiares, mas atravessadas por gestos que parecem semear uma narrativa fantástica. Ela faz durar diante do olhar – como um fantasma que decide não mais se esconder – a fração de absurdo que reside nos acontecimentos ordinários”, diz o professor e fotógrafo Ronaldo Entler, que realizou o acompanhamento curatorial da mostra.
Sobre a artista: Sylvia Sanchez é artista visual, com pesquisas entre a fotografia, a performance para a câmera e o cinema. Seu interesse se debruça sobre os pequenos desvios da chamada normalidade que povoam o quotidiano: o disfuncional, o incontrolável, o ilusório, o mágico, o transcendente e o que eles podem sugerir sobre a natureza humana íntima. Sylvia também desenvolve projetos audiovisuais para música, teatro e artes plásticas, assim como para organizações envolvidas com direitos humanos e questões urbanas. É educadora e orientadora de processos criativos, tendo trabalhado em ONGs e escolas de fotografia.
Bate-papo com a fotógrafa
No dia 22 de agosto (quinta-feira), a fotógrafa Sylvia Sanchez realiza um bate-papo com Mônica Maia. A conversa, aberta ao público, acontece às 19h30 no Auditório LABMIS (66 lugares), com entrada gratuita. Para participar, basta retirar senha com uma hora de antecedência na recepção do Museu.
Sobre o Nova Fotografia
Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu. A edição de 2019 conta com o acompanhamento curatorial de Mônica Maia, sócia diretora da DOC Galeria e do pesquisador, professor e crítico de fotografia Ronaldo Entler.
Serviço
Nova Fotografia | Crônicas de banalidade oridinárias, de Sylvia Sanchez
ABERTURA 10.07 às 19h
DATA 10.07 a 25.08
HORÁRIO 10h às 22h – terça a sábado; 9h às 20h – domingos e feriados
LOCAL Nicho
INGRESSO Gratuito
CLASSIFICAÇÃO livre
Bate-papo com Sylvia Sanchez e Ronaldo Entler
Data 22/agosto, quinta-feira
Horário 19h30
Local Auditório LABMIS (66 lugares)
INGRESSO Gratuito
Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.