A atividade permitirá o debate sobre possíveis formas de mediação para público de museus
O Museu Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, promoverá no dia 27 de junho, em seu auditório, a oficina de Bonecas Abayomi. Voltado para profissionais de museus, a oficina visa proporcionar aos participantes o contato direto com uma das heranças da história e cultura africana no Brasil.
A atividade permitirá a discussão da história, origem e significado desta cultura. Bonecas Abayomi são pequenas bonecas negras, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. A boneca foi criada para as crianças, jovens, adultos na época da escravidão, e era confeccionada com pedaços de saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos, além de ser considerada como amuleto até hoje.
A oficina será desenvolvida pelo “Programa de Apoio ao SISEM-SP do Museu Catavento” para que os participantes tenham a oportunidade de debater possíveis formas de mediação com os diferentes públicos de museus.
Serviço – Oficina Bonecas Abayomi
Local: Auditório Catavento (entrada pela bilheteria do museu)
Horário: das 10h às 12h
Inscrições: https://www.sympla.com.br/oficina-bonecas-abayomi__563734 (limite de 30 vagas)
Sobre o museu
O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir histórias de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.