Abertura da mostra “Clássico é Clássico e vice-versa” teve feira de livros, festival de cinema, bolo e apresentações musicais gratuitas para o público
O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, foi palco de uma grande festa no último sábado (29/09), data em que celebrou o décimo aniversário de sua inauguração. Num dia repleto de surpresas para convidados e visitantes, a programação contou com uma feira de livros, a abertura de um festival de cinema, bolo, muita música e a inauguração da exposição temporária “Clássico é Clássico e vice-versa”, que ficará em cartaz até 03 de fevereiro.
Além da mostra, primeira exposição temporária do Museu do Futebol a fazer uma incursão pelo universo dos clubes brasileiros, a programação do dia contou com uma apresentação da banda sinfônica das Fábricas de Cultura de Sapopemba, uma roda de samba com o Samba da Vila e uma intervenção da Bateria Alcalina, projeto que tenta resgatar a união entre o futebol e as baterias de escolas de samba.
“O Museu do Futebol é um equipamento público com uma grande história de sucesso. Neste ano, passamos a marca de 3,4 milhões de visitantes desde a inauguração. O décimo aniversário do Museu do Futebol também tem como marca uma grande exposição itinerante, a ‘Museu do Futebol na Área’, que já levou o conteúdo daqui para quatro outros estados, e o lançamento da ‘Clássico é Clássico e vice-versa’, a segunda mostra que promovemos neste ano. Depois de falarmos sobre o primeiro título mundial conquistado pela seleção brasileira, o Museu do Futebol voltou seu olhar pela primeira vez para o universo dos clubes. No atual momento que o país vive, entendemos que essa é uma mensagem poderosa de empatia e de valorização do outro”, afirmou Eric Klug, diretor executivo do IDBrasil, organização social responsável pela gestão do Museu do Futebol.
“Estar aqui nos dez anos do Museu do Futebol é muito especial. Tive o privilégio de estar aqui na implantação do museu e me sinto emocionada, sempre que volto, ao ver a quantidade de pessoas que passam por aqui, especialmente falando de crianças e de escolas. Em geral esse museu está lotado de crianças, e quando vemos isso nós percebemos que é um trabalho que vale a pena. É uma sementinha que foi plantada há dez anos, mas esse sucesso não é por acaso”, completou Larissa Graça, gerente de projetos da Fundação Roberto Marinho, responsável pela concepção do museu.
Na área externa, o Museu do Futebol ainda sediou a segunda edição da Feira de Livros de Futebol e a abertura da nona edição do Cinefoot, festival de cinema especificamente focado em futebol. Mais de 2 mil pessoas participaram do dia de celebração.
“Dez anos de um espaço que precisava existir. Era necessário. Um museu para contar e compartilhar a história do esporte que se tornou paixão brasileira e ganhou os traços e as cores do país. Uma homenagem à altura do grande esporte nacional”, disse Romildo Campello, Secretário da Cultura do Estado de São Paulo.
Sobre a exposição “Clássico é Clássico e vice-versa”
A mostra tem como foco principal a emoção dos torcedores em um jogo clássico: ver o seu time em campo contra um rival torna o evento especial e alimenta a história dos clubes. Clássicos ganham apelidos, geram tensões dentro e fora do campo, inspiram músicas, consagram ou desgraçam jogadores, árbitros e técnicos. Um dia de clássico mexe com o cotidiano de todos, do mais fanático aos que são obrigados a circular no entorno dos estádios. É esse o tema do primeiro módulo que abre a mostra: “Majestosa, a rua do clássico”, uma instalação inédita do artista multimídia Tadeu Jungle, que apresenta o clima pré-jogo no confronto entre São Paulo F.C e S.C. Corinthians Paulista filmadas em 1984 e 2017.
Na sequência, o visitante pode seguir até o campo do Estádio do Pacaembu por meio do túnel original presente na sala de exposições do Museu, que era um antigo vestiário. A travessia é permeada por cantos de torcidas que fazem referência aos seus rivais e o visitante é quem escolhe qual música irá ouvir.
Retornando à sala, há mais quatro instalações: um vídeo que discute os sentidos de um clássico no futebol, repleto de imagens cedidas pelo Arquivo Globo, com lances históricos e recentes de jogos clássicos de todo o Brasil. O roteiro é assinado pelo escritor José Roberto Torero e a direção de Tadeu Jungle. Uma grande vitrine exibirá uma miríade de objetos, dentre peças históricas de colecionadores, clubes, torcidas e torcedores, junto de itens de uso cotidiano e doméstico. A paixão pelo clube invade diferentes ambientes e é muitas vezes o uso desses signos que proporciona que o torcedor reconheça seu aliado ou seu rival.
Um almanaque digital traz fichas de cada um dos 45 clássicos representados na mostra. Mas, ao visitante só consegue acessar os dados do seu clube preferido em relação a um rival. Dados como o nome, recordes, cidade, número de título ganhos podem ser consultados, junto com fotos e vídeos. E, por fim, o visitante pode descobrir que clássico que é clássico recebe um nome. Os mais curiosos do país estão representados nessa exposição.
O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Estado da Cultura e é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura. O museu conta com patrocínio máster da Motorola e patrocínio do Grupo Globo, e seu Programa Educativo conta com o patrocínio do Pontofrio/Fundação Via Varejo, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO
Exposição temporária: “Clássico é Clássico e vice-versa”
Período: 29/09/2018 a 03/02/2019
Horário: terça a domingo, 09h às 18h (bilheteria até 17h)
Museu do Futebol: Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP
Funcionamento: Terça a domingo, 9h às 18h (bilheteria até as 17h)
Ingressos: R$ 12 | Meia-entrada: R$ 6 | Entrada gratuita às terças-feiras.
* O Museu não abre às segundas-feiras.
* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu. Consulte o site museudofutebol.org.br.
* Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário uso de Zona Azul Digital, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para celulares ou em postos oficiais.Um cartão é válido por 3 horas. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET cetsp.com.br.
Sobre o Museu do Futebol
Inaugurado em setembro de 2008 e já visitado por mais de 3,3 milhões de pessoas, o Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados que fica embaixo das arquibancadas do Estádio Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu. Trata-se de um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil acaba se confundindo com a própria história do país.
A exposição de longa duração do equipamento está espalhada por 15 salas, com 1.500 imagens e cinco horas de vídeos. O percurso está alicerçado em três eixos (emoção, história e diversão).
CONFIRA A AGENDA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E CULTURAIS DO MUSEU:
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