Com atividades para todos os gostos, instituição planejou a agenda com ações presenciais e digitais
Integrando música, cursos e conversas gratuitas na agenda de atividades, o Museu do Café – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – preparou uma programação variada para o penúltimo mês de 2020. Além de permanecer ativo e engajado no universo digital, também oferecerá atrações no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, que, a partir de novembro, expande seus dias de atendimento, passando a receber o público de quarta a domingo.
Instagram live “Educação patrimonial sob a lógica formal e não-formal”
12 de novembro, às 17h
Visando abordar as contribuições da educação patrimonial no desenvolvimento de noções de identidade e pertencimento, a gestora do setor educativo do MC, Daniella Oliveira, convida a professora mestra Adriana Campos Negreiros, vinculada à Prefeitura Municipal de Santos, para um bate-papo no Instagram. Na ocasião, as duas apresentarão a conexão dessa metodologia com a educação museal e os projetos que vem sendo realizados, conjuntamente, pelas duas instituições.
.
Café com Música
14 de novembro, às 15h
Projeto do Museu que traz canções de diversos gêneros e ritmos aos visitantes, o “Café com Música” terá uma novidade este mês: quem desejar acompanhar a apresentação de casa, poderá assistir ao show pelo Instagram, no mesmo horário. Já aqueles que estiverem passeando pelas áreas expositivas, conseguirão contemplar ao vivo o repertório com Bossa Nova, Jazz e MPB.
.
Dica do Barista
18 de novembro, às 14h
Além da retomada dos cursos presenciais, o Centro de Preparação de Café também voltará a promover a ação gratuita “Dica do Barista”! Em novembro, a data já está marcada: no dia 18, às 14h, os participantes terão a chance de integrar uma aula especial dedicada à extração caseira do cafezinho. O encontro é ministrado pelos especialistas que capacitam os profissionais durante a Semana de Formação do Barista.
As inscrições, sem custo, devem ser feitas por meio do e-mail cpc@museudocafe.org.br!
.
Dia da Consciência Negra | Contação de história online
20 de novembro, às 10h30
Voltada ao público infantil e familiar, o conto “o que aprendemos com os griots?” usará fantoches, sons, imagens e outros elementos cênicos para ampliar o imaginário sobre o continente africano, por meio da ludicidade. A live, que será compartilhada pelo Youtube, visa valorizar a oralidade como forma de transmissão de saberes, estimulando novas relações entre as noções de identidade dos espectadores e referências culturais relativas às africanidades.
.
Semana de Formação do Barista
23 a 27 de novembro
Tendo reaberto as turmas dos cursos presenciais em outubro, o Museu continua a realizar as capacitações em novembro. Por meio de duas turmas, com limite máxima de 5 alunos – visando evitar aglomerações e garantir a segurança dos participantes –, os interessados aprendem desde os princípios básicos do coado e espresso, até a execução de processos técnicos avançados, como a latte art, a regulagem do moinho e a harmonização da bebida.
Ao total, estão disponíveis três módulos e os coffee lovers podem selecionar quais aulas desejam aderir. Para o momento da inscrição, basta acessar o site da instituição.
.
Instagram live “Somos bons vizinhos”
26 de novembro, às 17h
Em colaboração com a ONG Oficina do Futuro, parceria de longa data do Museu do Café, a gestora Daniella Oliveira ministrará uma nova transmissão ao vivo, no Instagram, voltada à pauta da educação. Na última quinta-feira do mês (26), ela e a fundadora da instituição, Sonia Ponte, terão como foco o trabalho de defesa dos direitos humanos, autoestima e protagonismo da comunidade dos entornos. Ainda, abrirão espaço para apresentar a consolidação das perspectivas por meio de um breve panorama das propostas desenvolvidas.
.
Expediente excepcional
Nos dias 15 e 29 de novembro, o edifício do MC estará fechado para visitação, tendo em vista o 1º e 2º turno das eleições, respectivamente.
.
Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Telefone: (13) 3213-1750
Funcionamento: de quarta a domingo, das 11h às 17h (bilheteria até às 16h)
R$ 10,00 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade
Grátis aos sábados
Acessibilidade no local museudocafe.org.br