Oficina Cultural Maestro Juan Serrano oferece oficinas que resgatam conhecimentos tradicionais
A programação reúne cursos de criação artística em cimento queimado, introdução à fotogravura e criação de bonecos de vara
Com o objetivo de promover o empreendedorismo e resgatar os fazeres tradicionais, a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis, oferece de janeiro a março diversos cursos gratuitos, como Experimentação artística em cimento queimado, Introdução às técnicas de fotogravura e Oficina de Bonecos de Vara. As inscrições são realizadas na recepção da Oficina Cultural.
Na oficina de Bonecos de Vara, ministrada por Gisele Martins, cada participante cria um boneco de vara e desenvolve coletivamente uma apresentação sobre a importância da reciclagem, conservação e preservação do meio ambiente. As atividades acontecem de 19 de janeiro a 16 de março, sextas-feiras, às 14h00.
Traçar diálogos entre o tecnológico e o artesanal por meio de técnicas de fotografia e gravura, com processos técnicos acessíveis e de baixo custo é o objetivo da Introdução às técnicas de fotogravura, ministrada pela fotógrafa Célia Saito. Manipulação digital, impressão, transferências de imagem e gravura em metal fazem parte dos processos trabalhados nos encontros que acontecem de 23 de janeiro a 20 de março, terças-feiras, às 14h00.
No curso Experimentação artística em cimento queimado, os participantes aprendem sobre a utilização da técnica na harmonização dos ambientes, experimentando diferentes aplicações. Ministrado por Daniele Shirozono, a atividade acontece de 6 de fevereiro a 13 de março, terças-feiras, às 14h00, e é uma opção para quem busca geração de renda na área.
SOBRE OS PROFESSORES
Célia Saito é fotógrafa e artista visual graduada pela FAAP. Ministra aula de fotografia no SENAC e Sesc. Possui trabalhos publicados em jornais e revistas como Folha de São Paulo, Veja, Superinteressante, Vogue, Trip, Capricho e Marie Claire.
Daniele Shirozono é artista visual formada pela UNICAMP, onde também frequenta o programa de mestrado em Artes Visuais. Sua produção artística gira em torno da tridimensionalidade e da valorização das características de cada material que utiliza. Atualmente participa de exposições e possui projetos na área artística.
Gisele Martins é artista plástica e produtora cultural. Diretora da ONG SECAE, ligada à Cultura e Meio ambiente, atualmente coordena e desenvolve diversos projetos ligados à arte e meio ambiente, além de manter ações ligadas ao fortalecimento e desenvolvimento cultural de periferias.
SERVIÇO
Bonecos de vara
19/1 a 16/3. Sextas-feiras, das 14h00 às 16h00
Recomendação etária: 7 anos.
Inscrições gratuitas na recepção do local. 15 vagas.
Introdução as técnicas de fotogravura
23/1 a 20/3. Terças-feiras, das 14h00 às 16h30
Recomendação etária: 16 anos.
Inscrições gratuitas na recepção do local. 10 vagas.
Experimentação artística em cimento queimado
6/2 a 13/3. Terças-feiras, das 14h00 às 16h30
Recomendação etária: 16 anos.
Inscrições gratuitas na recepção do local. 12 vagas.
Oficina Cultural Maestro Juan Serrano
Rua Joaquim Pimentel, 200 – Cohab Taipas – São Paulo
Telefone: (11) 3994-3362 | 3971-3640
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h