Proposta da atividade é analisar a transposição do texto literário para o jogo, como em Alice Madness Returns, baseado nos clássicos de Lewis Carroll
Quem gosta de literatura e de jogos de vídeo game não pode perder a palestra que a Casa Guilherme de Almeida, da Secretaria da Cultura do Estado E gerenciada pela Poiesis, organizou. Literagames: da letra ao joystick acontecerá na sexta-feira, 24 de agosto, das 19h às 21h. A atividade é gratuita e precisa de inscrições, que podem ser feitas pelo site do museu.
O foco do encontro, que será ministrado pelo game designer Luiz Carneiro, é a transposição de um texto literário para o jogo, como aconteceu com o jogo Alice Madness Returns, livremente baseado nos clássicos de Lewis Carroll. Carneiro é professor de semiótica, roteirização, novas mídias e games em graduações, pós-graduações e MBAs. Atua como game designer nas áreas de treinamentos corporativos e acadêmicos. E, desde 2010, ministra cursos de tradução intersemiótica, novas mídias e games na Casa Guilherme e na Casa das Rosas.
A atividade faz parte do Ciclo Especial de Palestras sobre Tradução Intersemiótica, coordenada pelo Núcleo Cinematographos e pelo Centro de Estudos de Tradução Literária do museu. A série de palestras aborda adaptações de obras literárias para outros meios, como o cinema e os games.
SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Inaugurado em 1979, o museu Casa Guilherme de Almeida funciona na residência onde viveu o poeta e tradutor paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte de artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. A Casa – primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país – oferece uma intensa programação de atividades relacionadas às diversas áreas de atuação de Guilherme de Almeida, que incluem o cinema, o jornalismo e o teatro. A Casa Guilherme de Almeida integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
SERVIÇO:
Literagames: da letra ao joystick
Sexta-feira, 24/8 – das 19h às 21h
Casa Guilherme de Almeida
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943
Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo
Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
www.casaguilhermedealmeida.org.br
Poiesis – Assessoria de Imprensa
Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br
Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br
Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br
Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de Imprensa
Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br
Bete Alina | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com