Política de Desenvolvimento Social da Amigos do Guri completa 10 anos
Evento que celebra os 10 anos de Instituição da Política de Desenvolvimento Social na Amigos do Guri reunirá mais de 500 alunos e alunas, de 19 polos de ensino. A comemoração, gratuita e aberta ao público em geral, será realizada no dia 10 de outubro, das 13h às 17h, no Teatro Paulo Moura, em São José do Rio Preto (SP).
A Amigos do Guri é responsável pela gestão de polos do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – no litoral, interior e Fundação CASA.
“Nosso maior compromisso é com a conquista da equidade, independentemente da cor, raça, credo ou opção sexual”, disse Francisco César Rodrigues, superintendente de Desenvolvimento Social da Amigos do Guri. Diante dos avanços e conquistas da década, a organização orgulha-se em ‘Promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação’.
O programa da tarde inclui a apresentação das canções Criança não Trabalha, do grupo Palavra Cantada, na voz dos estudantes do Polo Ibirá; e duas faixas autorais: Disque 100 e Sentimento não Tem Cor, compostas por alunos dos polos Ipiguá e Mirassol, respectivamente.
A iniciativa conta ainda com a apresentação do espetáculo O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, que aborda a temática da igualdade de gênero. A recepção externa ficará por conta do Música sem Fronteiras, projeto de um grupo de musicistas que organiza concertos didáticos com peças do folclore brasileiro.
Serviço:
10 anos de Instituição da Política de Desenvolvimento Social da Amigos do Guri
Quando: 10 de outubro
Horário: 13h às 17h
Local: Teatro Paulo Moura
Endereço: Av. Duque de Caxias, 3.900, Jd. dos Seixas – São José do Rio Preto/SP
Parceiros locais: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto
Projeto Guri www.projetoguri.org.br
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.
Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria de Cultura que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 710 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Sobre a Amigos do Guri
A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.
Informações para imprensa:
Máquina Cohn & Wolfe: 11 3147-7900
Elen Andrade | Patricia Oliveira – projetoguri@maquinacohnwolfe.com
(11) 3147-7449| (11) 3147-7490
Secretaria da Cultura do Estado:
Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br
Elisabete Alina – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com
Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com