Processos seletivos inscrevem para 395 vagas na São Paulo Escola de Dança
Vagas abertas são para cursos regulares, livres e de extensão cultural
A São Paulo Escola de Dança, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, está com 395 vagas abertas para Cursos Regulares, Livres e de Extensão Cultural. É possível se inscrever diretamente no site da SPED, no edital correspondente ao curso de interesse.
“Estamos oferecendo praticamente quatrocentas vagas para diversos cursos voltados para pessoas que desejam se aprofundar na dança em várias vertentes e trouxemos de volta os cursos de férias que são sempre muito aguardados e solicitados pelo público. Além disso, apresentamos um novo curso livre, na modalidade de Jazz Dance, para ampliar ainda mais as possibilidades de quem, como nós, ama dançar, e uma turma matutina de Teatro Musical, para quem quer se profissionalizar nesta área. O ano já começa com muitas notícias boas e convidamos todos a se juntarem a nós”, ressaltou a diretora artística e educacional da SPED, Inês Bogéa.
Curso Livre de Jazz Dance
O curso livre de Jazz Dance está estreando na São Paulo Escola de Dança, com 30 vagas. O processo seletivo está aberto até 10 de janeiro no site da SPED, na aba de Cursos Livres. As etapas são uma entrevista e uma vivência prática. O curso é dividido em dois módulos semestrais, com carga horária total de 76h e aulas no período noturno, às segundas e quartas-feiras, das 19 às 21h.
Cursos de Extensão Cultural
Serão sete cursos de Extensão Cultural de férias ministrados de 27 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, cada um com 40 vagas disponíveis, totalizando 280 vagas. A carga horária dos cursos é de 32h, de segunda a sábado, das 9h às 14h20, ou das 15h às 20h20, conforme o curso. As inscrições podem ser realizadas na aba de Cursos de Extensão Cultural, no site da SPED. As inscrições para os processos seletivos estão abertas até 15 de janeiro. Saiba mais sobre cada curso:
Duos e duetos: na dança de salão, no jazz dance e na dança contemporânea
Os estudantes serão ensinados a melhorar a interação com seus pares em diversas vertentes e linguagens da dança. Ciça Veronese é a curadora deste curso.
Na cadência do samba
O curso explora as raízes e os variados estilos do samba, proporcionando um estudo que passa pelos fundamentos históricos e técnicas de cada linguagem. A curadoria é de Flip Couto.
Das ruas aos palcos: estudos coreográficos de danças urbanas
O curso apresenta conhecimentos teóricos e atividades práticas a partir da história e das técnicas de danças urbanas. O curso conta com a curadoria de Flip Couto.
Balé clássico: abordagem humanizada
As aulas, de nível intermediário, combinam a excelência técnica do balé clássico com práticas somáticas e reflexões pedagógicas voltadas para uma formação humanizada. O curador do curso é Vinícius Anselmo.
Performance, vídeo-dança e voguing: explorando identidades
O objetivo do curso é promover um espaço de experimentação artística e técnica, centrado na valorização da pluralidade de identidades, em um ambiente inclusivo, acolhedor e criativo. Com a curadoria de Vinícius Anselmo, as aulas terão o foco no desenvolvimento de habilidades dos participantes como intérpretes, criadores e produtores, com especial atenção à cultura e expressividade LGBTQIAPN+.
Danças tradicionais afro-brasileiras
Com aulas teórico-práticas a partir de Dança Negra Contemporânea e da Dança Cavalo Marinho, o curso visa apresentar elementos constitutivos e influenciadores da cultura brasileira, como também, contribuir com a preservação de valores culturais ancestrais de matrizes africanas. A curadoria é da diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, Inês Bogéa, e do superintendente educacional, José Simões.
Jazz dance no Teatro Musical
O curso é direcionado à construção da técnica corporal e da expressividade como elementos essenciais na elaboração das partituras de movimento associada à temática abordada na cena do Teatro Musical. Os curadores são Inês Bogéa (diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança) e José Simões (superintendente educacional).
Cursos Regulares
Com duração de dois anos, os Cursos Regulares estão recebendo inscrições até 16 de janeiro para as turmas de Dança e Performance (turmas matutino e vespertino), Técnicas da Dança com ênfase em Moderno e Contemporâneo (turmas matutino e vespertino), Técnicas da Dança com ênfase em Clássico (turma vespertina), Teatro Musical (turmas matutino e vespertino) e Produção e Gestão Cultural (turma noturna).
Todas as aulas são presenciais, exceto para o curso de Produção e Gestão Cultural, que é híbrido. A carga horária é de 1600h, com aulas de segunda a sexta e alguns encontros aos sábados. Apenas para os Cursos Regulares, são 85 vagas disponíveis.
O processo seletivo inclui uma redação e uma prática, que varia conforme cada curso. As informações detalhadas estão disponíveis no edital próprio do processo seletivo, disponível na aba Cursos Regulares do site da SPED.
SERVIÇO
Processos seletivos SPED
Curso Livre de Jazz Dance
Inscrições até 10 de janeiro
Edital disponível em Cursos Livres no site da SPED
Cursos de Extensão Cultural de Férias
Inscrições até 15 de janeiro
- Duos e duetos: na dança de salão, no jazz dance e na dança contemporânea,
- Na cadência do samba,
- Das ruas aos palcos: estudos coreográficos de danças urbanas,
- Balé clássico: abordagem humanizada,
-
- Performance, vídeo-dança e voguing: explorando identidades,
- Danças tradicionais afro-brasileiras,
- Jazz dance no Teatro Musical,
Editais disponíveis em Cursos de Extensão no site da SPED.
Cursos Regulares
Inscrições até 16 de janeiro
- Dança e Performance (turmas matutino e vespertino),
- Técnicas da Dança com ênfase em Moderno e Contemporâneo (turmas matutino e vespertino),
- Técnicas da Dança com ênfase em Clássico (turma vespertina),
- Teatro Musical (turmas matutino e vespertino) e
- Produção e Gestão Cultural (turma noturna).
Edital disponível em Cursos Regulares no site da SPED
SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA
Criada por meio do Decreto Estadual nº 66.412/2021, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em artes, bailarina, documentarista, escritora e professora. A SPED é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco na valorização da pluralidade. Seu objetivo é o de proporcionar a construção do conhecimento no campo da dança, entendendo a diversidade de corpos e estéticas como premissas da formação e profissionalização dos estudantes a fim de ampliar a possibilidade de sua inserção no mercado de trabalho. A estrutura pedagógica tem 4 eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que promovem o acesso à linguagem da dança para a população em geral; Cursos de Extensão Cultural, que contribuem para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.
DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA Inês Bogéa é uma líder multifacetada na dança e na educação, com vasta experiência na gestão, criação e implementação de projetos culturais, sociais e educacionais de grande impacto. Desde 2008, atua como diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, onde já dirigiu mais de 1.300 espetáculos em 20 países e recebeu 8 prêmios, certificações e indicações nacionais e internacionais. É diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, que se destaca pela inclusão social e formação de mais de 1.300 estudantes, sendo 50% oriundos de vulnerabilidade social. Colaboradora regular em veículos como a Revista Concerto, é cocriadora da coluna ‘Dança em Diálogo’. Na área acadêmica, leciona na USP e na FURB. Foi responsável por iniciativas inovadoras, como o curso Dança para Educadores do Sesc-SP e a Mostra Internacional de Dança de SP, em parceria com o Itaú Cultural. Reconhecida com a Medalha Tarsila do Amaral, foi também nomeada pela Critic’s Choice of Dance Europe e condecorada com o título de Chavalière de L’Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura Francês.