Evento, gratuito e aberto ao público, será realizado no dia 27 de junho
O Grupo de Referência de São José do Rio Preto – Camerata de Cordas Friccionadas do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo realizará uma apresentação no Teatro Paulo Moura, no dia 27 de junho, às 19h30. O evento é gratuito e aberto ao público.
O conjunto é um dos é um dos 13 grupos musicais formados por adolescentes e jovens em estágio avançado de aprendizagem do Projeto Guri. No repertório, canções como Andante Festivo, de Sibelius; Storm the Gates, de Alan Lee Silva e Viajando pelo Brasil I, de Ernest Mahle. Os 31 alunos que compõem o Grupo de Referência serão conduzidos pelo maestro Américo Batista.
Serviço
Grupo de Referência de São José do Rio Preto – Camerata de Cordas Friccionadas
Data: 27 de junho
Horário: às 19h30
Local: Teatro Paulo Moura
Endereço: Av. Duque de Caxias, 3900, Jardim dos Seixas – São José do Rio Preto/SP
Evento gratuito aberto ao público.
Grupo de Referência de São José do Rio Preto – Camerata de Cordas Friccionadas
A camerata é composta pelos naipes de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. O grupo executa um repertório diversificado com maior enfoque em peças eruditas de diversos períodos da história da música. Em 2011, o grupo recebeu a visita do quarteto de cordas da Sphinx – ONG norte-americana que tem a missão de aumentar a presença de negros e latinos nas orquestras dos EUA – que, durante uma semana, realizou masterclasses, ensaios e concertos com nossos Guris. No ano seguinte, a Camerata retribuiu a visita, apresentando-se ao lado do quarteto, em Detroit. Ela também já tocou ao lado de Alejandro Drago (2013) e foi regida na série de Artistas Convidados pelos maestros Jean Reis (2011) e Arthur Barbosa (2012). Em 2015 apresentou o espetáculo Vozes de Natal, produzido pela TV TEM, afiliada da TV Globo. Em 2016 participou da Virada Cultural, em Votuporanga. Tocaram obras de J. S. Bach ao lado de Tiago Marques e André Sanches, em 2017, mesmo ano em que compartilhar o palco com Ricardo Herz, na série Guri Convida.
Projeto Guri www.projetoguri.org.br
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; Raízen; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Arteris; Castelo Alimentos; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.
Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Sobre a Amigos do Guri
Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Amigos do Guri administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.