Entre os dias 24 e 26 de abril, o programa CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, realiza a Mostra Cultural e Criativa (MCC) CULTSP PRO em Dança, em celebração ao Dia Internacional da Dança. O evento acontece no Edifício Oswald de Andrade, na região central de São Paulo, e conta com uma programação gratuita e aberta ao público que reúne apresentações de grupos de dança de diversas regiões do estado, além de seminários com especialistas da área.
O CULTSP PRO é voltado à qualificação de profissionais e ao incentivo à inovação no setor cultural e criativo do estado de São Paulo. O programa tem a gestão do IDG - Instituto de Desenvolvimento e Gestão.
A Mostra Cultural e Criativa (MCC) irá promover apresentações de seis grupos convidados e a realização do seminário DANÇA AGORA, com três encontros formativos mediados por Cássia Navas e Samuel Kavalerski, e com a participação das artistas Gisele Calazans e Nina Giovelli. A programação tem como objetivo dar visibilidade a propostas artísticas de coletivos que participaram do processo seletivo do Programa de Qualificação em Dança (PQD) do CULTSP PRO, mas que não foram contemplados com a orientação artística anual do programa. A iniciativa é uma parceria da Escola de Artes do CULTSP PRO com o PQD e busca reconhecer a relevância educacional e criativa desses trabalhos para o fortalecimento da dança no estado.
Durante os três dias do evento, o público poderá conferir duas apresentações por noite, seguidas dos encontros do seminário, que promoverá discussões, a partir das duas coreografias assistidas a cada récita, apresentando-se aspectos da formação e criações atuais, no estado de São Paulo.
Além disso, a Mostra também relembra a origem do Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril. A data foi instituída em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO como forma de reconhecer essa linguagem artística como expressão universal, tendo sido escolhida em referência ao nascimento de Jean-Georges Noverre, coreógrafo francês considerado o criador do balé moderno.
Serviço:
MCC - Mostra Cultural e Criativa CULTSP PRO EM DANÇA + Seminário DANÇA AGORA
Data: 24 a 26 de abril de 2025
Horários: Quinta e sexta-feira das 19h às 22h | Sábado das 18h30 às 21h30
Local: Edifício Oswald de Andrade
Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo – SP
Entrada gratuita e aberta ao público
Programa 01: 24/4 – Quinta-feira
19 hs: Apresentações de Birigui City Breaking, de Birigui (25 min) e Coletivo Corpo, de Itú (30 min)
20h30: Seminário DANÇA AGORA: falar sobre dança, formação e criações atuais a partir das obras apresentadas no Programa 1, MMC- CULTSP PRO EM DANÇA, com Nina Giovelli e Gisele Calazans Mediação: Cássia Navas (90 minutos)
Birigui City Breaking (Birigui) – Prontos para a Batalha (25 min)
Apresentação: Entre guerras e batalhas diárias, esta apresentação conecta os impactos do mundo externo aos conflitos internos de cada indivíduo. Com a força do Breaking, o espetáculo narra histórias de luta, resiliência e transformação. Movimentos explosivos, poesia e dramaturgia revelam a coragem de mudar e a busca por significado.
Ficha Técnica: Proponente e ensaiador: Marcus Bertelli; Produtor, diretor artístico e coreógrafo: Gustavo Fernandes, Produção Musical da trilha sonora: Roger Brown (Estúdio Nois é Nois); Criação da Logotipo: Fabio Lima, Figurino: Érica Bento e Isabel Colombo; Operadores de Luz: Alexandro Milani e Gustavo Cessel; Operadores de som: Edd Ronald e Rodrigo Santos, Diretor de fotografia e videomaker: Gabriel Mariano; Fotógrafo: Salvo Salmo e vídeo: Henrique Pichuti e Eduardo Delfim; Elenco de Bboys e dançarinos: Stander - Paulo Sérgio Francisco; Nyambertal - Gustavo Luís Fernandes, Bert - Marcus Vinícius Camargo Bertelli; Chickal - Caio Marcos Natal, Eletro - Alexandre da Silva Alves.
Coletivo Corpo (Itu) – Favela (30 min)
Apresentação: Em busca de trazer retratos sobre diferentes aspectos da vida nas comunidades, retrata questões educacionais, sociais, discriminatórias e políticas que são comuns em muitas delas. A obra conta ainda com pequeno trecho encenado para enriquecer a produção.
Ficha técnica: Coreógrafa, diretora, produtora: Iara Fioravante; Auxiliar de direção: Will Bass, Assistente de produção: Pablo Nathan; Bailarina e ensaiadora: Alice Balboni: Bailarinas, bailarinos: Ana Laura Bueno, Emily Barros. Gabriela Boni. Heloísa Olívio, Natália Andreotta, Marina Mudo. Henrique Macena, Marina Mudo, Matheus Andrelo, Natália Andreotta. Pablo Nathan e Will Bassi.
PROGRAMA 2: 25/4 – Sexta-feira
19h: CLP Companhia de Dança, de Campo Limpo Paulista (18 min) e Cia Ecos do Rio, de Porto Feliz (30 min)
20h30: Seminário DANÇA AGORA: falar sobre dança, formação e criações atuais a partir das obras apresentadas no Programa 2, MMC- CULTSP PRO EM DANÇA, com Nina Giovelli e Gisele Calazans Mediação: Cássia Navas (90 minutos)
CLP CIA Municipal de Dança (Campo Limpo Paulista) - Morte e Vida Severina (18 min)
Apresentação: Morte e Vida Severina é uma adaptação do poema de João Cabral de Mello Neto, que conta a trajetória de um Severino de Paraíba cansado de sofrer. Como um bom sobrevivente, reúne forças para sair de sua terra de origem e “tentar a vida” em outro lugar. Trata-se de uma síntese, ora realizada pela Cia de Municipal de Dança de Campo Limpo Paulista, da primeira produção dos Corpos Estáveis (Secretaria de Cultura de Campo
Ficha Técnica: Direção e Coreografia - Danielle Paulim; Bailarinas: Júlia Acsa, Duda Rodrigues e Mariana Monteiro; Produção Cultural: Daniel Batista e Jean Reinert; Acessória técnica: Giovanni Rischioto, Vitor Gotardo e Willians Luiz de Souza
Cia Ecos do Rio (Porto Feliz) - Tambores (30 minutos)
Apresentação: Dos momentos sombrios da escravidão até as manifestações culturais contemporâneas, "Tambores" celebra a resiliência e a capacidade do ser humano de transformar a adversidade em expressão artística e vitalidade. tambor não é apenas instrumento musical, mas também os batimentos cardíacos de uma nação que pulsa com diversidade e riqueza cultural. "Tambores" é uma celebração da força da humanidade e uma lembrança de que a dança pode ser uma poderosa ferramenta de conexão e compreensão entre diferentes culturas e origens.
Ficha Técnica: Direção Artística: Ale Moreau ; Coreógrafos: Alessandra A. Moreau e Tiago Dias; Elenco: João Victor Neves, Kayth Souza,Sofia Serrano. Vitória Cristina ;Ensaiadora: Sofia Serrano; Pesquisa de Roteiro: Ale Moreau, Tiago Dias; Pesquisa Figurino: Vitória Cristina; Capoeira: Mestre Afonso; Trilha Sonora: Integrantes do Curso de Produção Fonográfica da Fatec Tatuí e Guto Souza.
PROGRAMA 3: 26/4 – Sábado
18h30: Cia Jovem de Dança do Guarujá (40 minutos) e Cia Jovem de Rio Preto, São José do Rio Preto (30 minutos)
20h: Seminário DANÇA AGORA: falar sobre dança, formação e criações atuais a partir das obras apresentadas no Programa 3, MMC- CULTSP PRO EM DANÇA, com Nina Giovelli e Gisele Calazans Mediação: Samuel Kavalerski (90 minutos)
Cia Jovem de Dança do Guarujá (Guarujá) - Entre águas (40 minutos)
Apresentação: o espetáculo é uma experiência imersiva que nos leva a uma jornada por nossas emoções, sensações e atitudes, que têm impacto em nossas próprias vidas e em águas que deságuam nos oceanos. Assim como as marés refletem as fases da lua, o modo como nos relacionamos com as nossas águas, internas e externas, reflete os nossos próprios ciclos. Nossa consciência pulsa entre as águas do nosso próprio corpo, nossa primeira casa, e do nosso planeta, dando uma nova camada de significado à analogia entre as águas internas e as águas oceânicas. Como fluímos e como agimos perante as diversas situações da vida e perante a vida no planeta?
Ficha técnica: Direção Artística: Ivone Ribeiro; Direção Geral: Ana Rosa Zucchi ; Coreografia: Ivone Ribeiro; Intérpretes Criadoras: Amanda Rodrigues, Audrie Alves , Ester Assunção, Maria Clara Moreira, Raissa Carlota, Lívia Valentin; Equipe técnica (para o controle de elementos cenotécnicos): Jessica Vieira, Letícia Vieira, Ana Claudia, Elisabete Alves Cardoso
Cia Jovem de Rio Preto (São José do Rio Preto) - Rastro (30 minutos)
Apresentação: Sete mulheres iniciam uma investigação corporal no espaço, em meio ao público. Trazendo sua história em seus corpos, elas dançam em meio às pessoas. Em encontros e trocas de testemunhos, elas deixam o seu rastro e se apropriam do rastro dos outros. Após um tempo, essas mulheres seguem em procissão para outros espaços, em interação com o público presente. Todos carregamos traços, marcas e histórias diferentes: a performance desbrava esses diálogos para transformá-los em arte.
Ficha técnica: Direção e Sonoplastia: Thaís Benites, Assistente de Direção e Bailarina: Sara Maciel; Bailarinas: Ana Beatriz Vieira, Ana Júlia Vicentini, Juliana Pereira, Vitória Goslar e Regina Zama; Trilha Sonora: Loop B.
Seminário DANÇA AGORA - participantes:
Gisele Calazans (debatedora)
Dançarina, diretora de movimento e educadora. Integrante da Nova Dança 4 desde 2001, com trajetória marcada por criações autorais, improvisação e atuação pedagógica em espaços como o Estúdio Oito e a Sala Crisantempo.
Nina Giovelli (debatedora)
Coreógrafa, intérprete, educadora e pesquisadora em dança. Graduada pela UNICAMP, com formação em Body Mind Movement e experiências em programas internacionais de criação em Lisboa. Atua como preparadora corporal e colabora em projetos de diferentes linguagens artísticas.
Cássia Navas (mediadora, encontros 1 e 2)
Pesquisadora, professora-colaboradora do PPG Artes da Cena/UNICAMP e escritora em dança. Reconhecida por seu trabalho em políticas públicas, história e investigação, articula arte, cultura e economia criativa, coordenando o PQD- Programa Qualificação em Dança.
Samuel Kavalerski (mediador, encontro 3)
Artista que articula diferentes linguagens: dança, teatro, artes visuais e literatura. Atua como intérprete, criador e educador. Especialista em Gestão de Economia Criativa, é Supervisor Artístico do PQD- Programa Qualificação em Dança.