SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G039EOD0659HTQQC5UA0
Z7_086423G039EOD0659HTQQC5UP2

Governo de São Paulo abre inscrições para residências artísticas voltadas ao desenvolvimento de longas, séries e minisséries de ficção

Com apoio da Lei Paulo Gustavo, iniciativa oferece formação intensiva para doze projetos audiovisuais em imersão criativa no interior do estado, com foco na qualificação técnica e na projeção internacional das obras

28/07/2025
Foto ilustrativa

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, está com inscrições abertas para duas residências artísticas voltadas ao desenvolvimento de projetos de ficção para cinema e televisão. A iniciativa integra o Plano de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual Paulista e será realizada entre os dias 9 e 26 de setembro, na cidade de Tremembé, com produção da Saliva Produções Cinematográficas em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte e apoio da Lei Paulo Gustavo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 4 de agosto pelo site www.editaisapaa.org.br.


“A cadeia produtiva do audiovisual é dinâmica, complexa e estratégica para a economia da cultura. Com essas residências, impulsionamos a criação e o aprimoramento de projetos desde o argumento, investindo na base do processo criativo com estrutura, formação e acesso a especialistas do setor”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton.


Serão selecionados doze projetos ao todo, sendo sete longas-metragens e cinco séries ou minisséries. Cada edital aceitará até 200 propostas, totalizando 400 inscrições. Caso esse número seja atingido antes da data de encerramento, as chamadas serão automaticamente encerradas.
A residência artística voltada a longas de ficção será realizada de 9 a 16 de setembro, com a participação de um representante por projeto. A segunda residência, destinada a séries e minisséries, acontece de 19 a 26 de setembro, permitindo até dois representantes por equipe. Os projetos devem estar em fase de desenvolvimento, com argumento ou roteiro inicial, e seus responsáveis devem ter nacionalidade brasileira ou, no caso de estrangeiros, comprovar residência fixa no Brasil há pelo menos dez anos.


Durante as imersões, os participantes terão acesso a consultorias individuais, rodas de conversa e atividades formativas com especialistas brasileiros e estrangeiros, com tradução simultânea ou consecutiva. Toda a estrutura da residência será oferecida gratuitamente, incluindo hospedagem, alimentação e transporte entre a cidade de São Paulo e Tremembé. Um dos projetos selecionados na residência de longas receberá, ainda, uma consultoria exclusiva da Galeria Distribuidora.


As residências são uma extensão da Mostra Paulo Gustavo, realizada em julho como parte do São Paulo Audiovisual Hub, e têm como objetivo impulsionar o desenvolvimento técnico e artístico dos projetos, além de incentivar a inserção internacional das obras e fomentar a formação de novos talentos no audiovisual brasileiro.


O regulamento completo e os formulários de inscrição estão disponíveis em www.editaisapaa.org.br. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail articulacao@amigosdaarte.org.br ou pelo WhatsApp (11) 3882-8080.


Serviço
Residência Base - Projetos de longa-metragem de ficção

Período de inscrição: Até 4 de agosto de 2025 (ou enquanto ainda houver vagas)
Realização: De 9 a 16 de setembro de 2025, em Tremembé
Leia o edital
Inscrições aqui!

Residência Base - Projetos de séries ou minisséries de ficção
Período de inscrição: Até 4 de agosto de 2025 (ou enquanto ainda houver vagas)
Realização: De 19 a 26 de setembro de 2025, em Tremembé
Leia o edital
Inscrições aqui!

Z7_086423G0390OD06L6AM8M4AMG1
Chatbot
Complementary Content
${loading}