SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03PDPD063NMEDC15NQ3
Z7_086423G03PDPD063NMEDC15N61

CULTSP na Estrada

O programa reúne estrutura e amplia as ações culturais itinerantes da pasta no interior e no litoral.

Z7_086423G03PDPD063NMEDC15N63
Topo e base

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, lança o CULTSP na Estrada. O programa reúne estrutura e amplia as ações culturais itinerantes da pasta no interior e no litoral. A proposta articula diferentes projetos e equipamentos da Secretaria em uma agenda coordenada de circulação, com oficinas, exposições, apresentações e atividades formativas em escolas públicas e espaços comunitários.

“O CULTSP na Estrada representa um avanço decisivo na política cultural do estado, fortalecendo e expandindo a presença da Secretaria em todos os territórios paulistas. Por meio de uma articulação estratégica, o programa conecta nossos projetos às especificidades de cada comunidade, promovendo o acesso à cultura e à formação artística de maneira integrada, ampla e transformadora, gerando impactos reais no desenvolvimento social, cultural e econômico das regiões atendidas”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Desde janeiro de 2025, o programa já chegou a 376 municípios paulistas, o que representa 58% do estado, e alcançou todas as 16 regiões administrativas. A meta é expandir ainda mais: até o final deste ano, mais de 540 municípios, correspondendo a 84% do território, serão contemplados com ações de formação profissional, difusão cultural e iniciativas voltadas às diversas linguagens da cultura, da economia e da indústria criativas. 

Z7_086423G03PDPD063NMEDC1LA86

Programas CULTSP na Estrada

Programas que integram o CULTSP na Estrada e suas circulações itinerantes:

As Fábricas de Cultura Itinerantes levam metodologias formativas a cidades sem unidades fixas, sob gestão das Organizações Sociais Poiesis e Catavento. Em 2025, o programa alcança 14 municípios: Porto Ferreira, Barra do Turvo, Itararé, Mirassol, Mairinque, Guaimbê, Dracena, Guarujá, Bertioga, Peruíbe, Juquitiba, Embu das Artes, Carapicuíba e Santana de Parnaíba.

O CULTSP PRO promove difusão cultural com encontros, feiras, mostras e masterclasses no Edifício Oswald de Andrade e em cidades do estado. Entre suas iniciativas, o Giro PRO, que leva seminários, palestras e rodas de conversa a diferentes municípios, descentralizando o acesso à formação e ao diálogo cultural.

No programa CULTSP na Estrada, a parceria com as Fábricas de Cultura leva formação artística à Fundação CASA, com foco na reinserção social de adolescentes. Em um ano, são 32 cursos, 320 vagas e quase mil atendimentos em linguagens como dança, rap, poesia, grafite, capoeira, fotografia, moda e empreendedorismo criativo, reforçando a cultura como ferramenta de transformação e novas oportunidades.

Maior festival de economia criativa e cultura tradicional do estado de São Paulo, tem como propósito valorizar o patrimônio imaterial paulista. Com mais de 55 edições realizadas ao longo de quase três décadas, é uma festa que reúne a pluralidade da culinária tradicional, o artesanato, a música e as diversas manifestações da cultura popular regional.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo, parceiro do CULTSP na Estrada, leva ao interior e litoral um recorte de seu acervo e atividades educativas. A iniciativa aproxima novos públicos da história e da arte sacra brasileira, ampliando o acesso à cultura e fortalecendo a preservação da memória e das tradições do estado.

O MIS Experience 360° leva a exposição “O Cinema de Billy Wilder” a cidades paulistas em formato itinerante. Usando nove óculos de realidade virtual, o público explora cenários de filmes clássicos em vídeos imersivos com narração, sinopses e curiosidades. O programa, em vigência desde 2011, realiza ações mensais em diversas cidades, contemplando iniciativas como sessões de cinema, cineclubes, oficinas, palestras, exposições e atividades voltadas à formação em gestão cultural.

De forma regular, em todas as 125 cidades participantes, são oferecidas mensalmente Sessões de Filmes, Oficinas e Cineclube em formato online.

No que se refere especificamente à ação Exposições, apresenta-se a seguir o cronograma do ano de 2025:

Cronograma Pontos MIS

Mês

Município

Nome da atividade

Programa

Fevereiro

Ribeirão Preto

Exposções Pontos MIS

Itinerância

Fevereiro

Mogi-Guaçu

Exposções Pontos MIS

Itinerância

Abril

Guararema

Exposções Pontos MIS

Itinerância

Maio

Olímpia

Exposções Pontos MIS

Itinerância

Maio

Americana

Exposções Pontos MIS

Itinerância

Julho

Birigui

Formações Pontos MIS

Itinerância

Julho

Praia Grande

Formações Pontos MIS

Itinerância

Julho

Caraguatatuba

Formações Pontos MIS

Itinerância

Julho

Santa Cruz do Rio Pardo

Formações Pontos MIS

Itinerância

Julho

Hortolândia

Formações Pontos MIS

Itinerância

Julho

Jaboticabal

Formações Pontos MIS

Itinerância

Agosto

Herculândia

Exposções Pontos MIS

Itinerância

Outubro

Salto

Exposções Pontos MIS

Itinerância

Novembro

Santos

Exposções Pontos MIS

Itinerância

Sem resultados para a palavra-chave procurada.

Busque por outra pergunta ou palavra-chave.

Z7_086423G03PDPD063NMEDC1L644
Z7_086423G03PDPD063NMEDC15NM2
Chatbot
Complementary Content
${loading}