SOMOS MUIT+S: EXPERIMENTOS SOBRE COLETIVIDADE
Programação 16 a 22 de outubro
A Pinacoteca convida para uma programação especial que acompanha a exposição Somos Muit+s: experimentos sobre coletividade. A mostra, em cartaz até 28 de outubro de 2019, investiga a prática artística como exercício coletivo a partir de experiências pensadas enquanto diálogos, diretos ou indiretos, com a produção de Joseph Beuys e Hélio Oiticica, dois dos mais importantes artistas da segunda metade do século 20. Além deles, participam outros seis artistas/coletivos nacionais e internacionais: Maurício Ianês, Mônica Nador +JAMAC, Coletivo Legítima Defesa, RirkritTiravanija, Tania Bruguera e Vivian Caccuri.
16 de outubro | Quarta-feira
10h às 14h: TransBordAr – Ensaio [Ativações no Octógono]
Ensaio aberto para o desenvolvimento da instalação site specific performática de dança como forma de pesquisar a relação entre a pesquisa coreográfica e a espacialidade. Concepção e direção da dançarina Carmen Morais, também responsável pela criação do grupo, em 2012.
15h às 16h: Sarau Bixaria Literária[Ativações no Octógono]
O sarau concebido pelo Coletivo Bixa Pare(Melissa Babalu, Diego Castro e Fabio Lopes) que acontece desde 2018, reflete, a partir da linguagem das artes cênicas e da perspectiva do movimento LGBTQIA+s, sobre o diálogo entre as diversidades dos corpos e as artes visuais.
17 de outubro | Quinta-feira
15h às 18h: Aula-oficina, com Cláudio Bueno e João Simões – Plataforma Explode[Escola de Arte Útil]
15h às 16h: Vivência com Cia. Tribo
O grupo apresenta, em parceria com o Centro Cultural Africano, uma vivência de dança a partir de pesquisa sobre a cultura afro com intuito de preservar e divulgar essa herança cultural e identitária.
18 de outubro| Sexta-feira
14h30 às 15h30: Conjunto de Canto do Programa Guri Santa Marcelina – Polo Inácio Monteiro [Ativações no Octógono]
O grupo de alunos apresenta peças do repertório nacional e internacional como parte do trabalho conduzido pelos professores Fernando Ribeiro e Marcos Lozano.
15h às 18h: Preparação do Exercício 3, com acompanhamento de Fábio Tremonte[Escola de Arte Útil]
19 de outubro | Sábado
11h às 13h: Coletivo Mirante – Experimento de Reflexo [Ativações no Octógono]
Formado por artistas visuais e educadores com foco em arte contemporânea e criação coletiva, o grupo propõe um encontro para discutir e experimentar conceitos como coletividade, consenso, empatia, negociação, etc. Grupos de até 20 pessoas, acima de 15 anos.
14h às 18h: Pinajam com DJ Erick Jay[Ativações no Octógono]
Pina Jam é um encontro de danças urbanas envolvendo a cena Hip Hop e o público espontâneo com intuito de explorar possibilidades de interação. A condução deste encontro será feita por Jab Cut. Abaixo a programação:
13h: Início
14h: Discotecagem com Fayá e Lorrany Beat Femme
15h: Roda de conversa com Erick Jay e Tati Laser, mediação JabCut
20 de outubro | Domingo
11h às 14h: Povo na Pina –Grupo MEXA[Ativações no Octógono]
Coletivo interdisciplinar, formado em 2015, se utiliza de táticas artísticas para defender e promover o encontro da diversidade da população em situação de vulnerabilidade. Neste dia, o grupo usará o espaço para ensaiar uma performance que está sendo desenvolvida.
15h às 15h30: Show Deck21 [Ativações no Octógono]
Banda paulistana de hardcore melódico apresenta músicas autorais, como “Eu Abismo Você” e “Contos do Jovem Zaratustra”,que tratam de temas filosóficose dos estresses domundo contemporâneo.
16h às 18h: Sarau de Slam CT, Luau Raiz Quadrado, Luau dos Loucos e Red 7[Ativações no Octógono]
Os quatro coletivos dobairro Cidade Tiradentes se unem para promover um slam/sarau para propagar a liberdade de expressão a partir da poesia falada.
SERVIÇO
Somos muit+s: experimentos sobre coletividade
Curadoria de Amanda Arantes, Fernanda Pitta e Jochen Volz
Visitação: 10 de agosto a 28 de outubro de 2019
De quarta a segunda, das 10h às 17h30 – com permanência até as 18h
Pinacoteca de São Paulo
Edifício Pina Luz – Praça da Luz 2, São Paulo, SP – Pina Luz
Ingressos: R$ 10,00 (entrada); R$ 5,00 (meia-entrada para estudantes com carteirinha)
Menores de 10 anos e maiores de 60 são isentos de pagamento.
Aos sábados, a entrada da Pina é gratuita para todos.