SP Companhia de Dança realiza apresentações gratuitas em Jundiaí
Nos dias 3 e 4 de março, às 20h, a Companhia sobe ao palco do Teatro Polytheama
A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, pega a estrada rumo ao interior de São Paulo e realiza apresentações gratuitas em Jundiaí, em 3 e 4 de março, às 20h, no Teatro Polytheama.
É a 11ª da SPCD na cidade, e desta vez, quem abre as apresentações nas duas noites é a Cia Jovem de Dança de Jundiaí, com a obra Entre o Corpo e o Azul, de Henrique Rodovalho – que também coreografou obras como Melhor Único Dia e Desassossegos para a SPCD. Com trilha sonora brasileira, a qual inclui trechos de músicas da cantora e compositora Alcione, surgem relações e percepções mais humanas e sensíveis de forma sutil, expondo as possibilidades do acontecer e do fazer sentir entre o corpo, o movimento, o espaço e o azul.
Na sequência, a SPCD sobe ao palco com a Suíte de Paquita (2022), de Diego de Paula – que também é bailarino da Companhia -, remontada a partir da obra de 1847 de Marius Petipa (1818-1910). Paquita conta a história de uma jovem órfã criada por ciganos que salva a vida do filho de um general francês, Lucien. Eles se apaixonam, mas precisam enfrentar desafios para viver esse amor. A suíte assinada por Diego de Paula se concentra na cena final do balé, quando o casal comemora a possibilidade de estar junto em um baile alegre e enérgico. O programa traz também Ibi – da Natureza ao Caos, de Gal Martins. Da palavra tupi-guarani Ibi, que significa terra, chão que se pisa, nasce a criação de Gal, que reflete sobre a questão do pós-isolamento da sociedade e sobre a falta de conexão do homem com a natureza, inspirada em “O Amanhã Não Está a Venda”, de Ailton Krenak.
As apresentações são gratuitas e os ingressos deverão ser retirados – até quatro por pessoa – na bilheteria do teatro, a partir das 18h.
Serviço:
SPCD em Jundiaí
Data: 3 e 4 de março
Horário: 20h
Local: Teatro Polytheama
Ingressos: Gratuitos e deverão ser retirados – até quatro por pessoa – na bilheteria do teatro, a partir das 18h.
Fichas Técnicas:
Entre o Corpo e o Azul
Coreografia, desenho de luz e cenografia: Henrique Rodovalho
Assistente do coreógrafo e ensaiadora: Vivian Navega
Trilha Sonora: Felipe Venancio (voz de Alcione)
Figurinos: Edivaldo Zanotti
Duração: 25min
Suíte de Paquita (2022)
Remontagem: Diego de Paula, a partir da obra de 1847, de Marius Petipa (1818-1910)
Música: Édouard Deldevez (1817-1897) e Ludwig Minkus (1826- 1917)
Iluminação: Nicolas Marchi
Figurino: Tânia Agra
Cenário: Reproduções de fotografias da escadaria do Edifício Histórico do Museu Paulista – Eixo Monumental, de Hélio Nobre e José Rosael, gentilmente cedidas pelo Acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo.
Duração: 14 minutos
Ibi – da Natureza ao Caos (2022)
Concepção e Direção Coreográfica: Gal Martins
Trilha Sonora Original: Dani Lova (direção musical e criação) com voz e contribuição artística de Thais Dias
Figurino e Visagismo: Gil Oliveira
Iluminação: Camila Andrade
Cenografia e Adereços: Caio Marinho
Cenotécnico: Pedro Paes
Assistente de Figurino: Bábi Batista e Giselle Carvalho
Duração: 25 minutos e 21 segundos