Theatro São Pedro abre a temporada lírica com duas óperas de Giovanni Battista Pergolesi
La Serva Padrona e Livietta e Tracollo serão apresentadas nos dias 17, 18, 19 e 20 de março. Montagem conta com regência de Luis Otavio Santos, que comanda a Orquestra do Theatro São Pedro, e direção cênica de Mauro Wrona. Espetáculo também será transmitido gratuitamente pela internet no dia 2/3, às 17h
O Theatro São Pedro, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, abre a temporada lírica de 2022 com a montagem de dois títulos do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi (1710- 1736): La Serva Padrona e Livietta e Tracollo. As récitas acontecem nos dias 17, 18, 19 de março, às 20h, e no domingo, dia 20, às 17h, que terá transmissão gratuita do espetáculo pelo canal de YouTube do Theatro São Pedro.
A montagem terá direção musical do especialista em música antiga, Luis Otavio Santos, que comanda a Orquestra do Theatro São Pedro, direção cênica de Mauro Wrona, Duda Arruk assina o cenário, Mirella Brandi a iluminação, Paula Gascon, o figurino e Tiça Camargo o visagismo. O elenco é formado por Johnny França, (Uberto/Tracollo), Marília Vargas (Serpina/Livietta), Felipe Venâncio (Vespone/Facenda) e Naomy Schölling, papel mudo (Fulvia).
La Serva Padrona, de Giovanni Battista Pergolesi, com libreto de Gennaro Federico, inspirado em uma comédia de Jacopo Angello Nelli, estreou em 28 de agosto de 1733, no Teatro di San Bartolomeo em Nápoles. Já Livietta e Tracollo, com libreto de Tommaso Mariani, estreou no ano seguinte em 25 de outubro de 1734, no mesmo teatro napolitano.
As duas obras surgiram na história da ópera como dois intermezzi, que eram óperas curtas e divertidas inseridas no meio dos atos de óperas mais sérias. “Esse gênero de intermezzi buffo, cômico, foi uma revolução na história da ópera. Ele deu espaço para uma temática mais urbana, um contexto mais dramático e cotidiano, que falava da rotina das pessoas com uma linguagem mais coloquial e menos empolada, menos cheia de metáforas e figuras de linguagem”, destaca o diretor musical Luis Otavio Santos.
Por serem dois títulos barrocos, o especialista em música antiga, Luis Otavio Santos conta que é importante encontrar a interpretação correta desse ponto de vista histórico. “Muitas novidades, novas nuances e ideias musicais surgem a partir dessa visão, desse contexto em que ela foi criada”, afirma o maestro. “É importante provocar uma conscientização da orquestra e dos cantores sobre o estilo barroco, que precisa de uma forma de interpretação característica para ficar bonita e valorizada em cena”, completa.
Mauro Wrona responsável pela direção cênica conta que na sua concepção: “La Serva Padrona é como uma comédia napolitana, ela se passa em Nápoles, com o Vesúvio ao fundo”. O diretor cênico explica que: “La Serva Padrona trata de uma questão igualitária e social. Naquela época, as ideias iluministas já começavam a pregar um pouco a igualdade. Então, nesse caso, vemos a Serva que queria virar patroa, revoltada com essa questão de serva. La Serva Padrona é uma história de uma comédia doméstica que fala de poder, dinheiro, mudança de classe, sedução. Já em Livietta e Tracollo podemos pensar em como o amor muda as coisas, já que o ladrão deixa de ser bandido quando se apaixona e decide casar, é uma narrativa mais caricata. O figurino e a maquiagem são bem diferentes de uma para a outra. Então, na primeira, temos uma comédia de costumes, doméstica. Na segunda, algo mais próximo a um desenho animado, mais divertido, popular e inconsequente”, completa.
Bilheteria
Não haverá venda de ingressos na bilheteria do Theatro São Pedro. Os ingressos para todos os espetáculos devem ser adquiridos exclusivamente pelo site.
SERVIÇO
LA SERVA PADRONA
DE GIOVANNI BATTISTA PERGOLESI
Libreto de Gennaro Federico
LIVIETTA E TRACOLLO
DE GIOVANNI BATTISTA PERGOLESI
Libreto de Tommaso Mariani
ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
Luis Otavio Santos, direção musical, violino e cravo
Mauro Wrona, direção cênica
Duda Arruk, cenografia
Mirella Brandi, iluminação
Paula Gascon, figurino
Tiça Camargo, visagismo
Elenco
Johnny França, baixo-barítono (Tracollo/Uberto)
Marília Vargas, soprano (Livietta/Serpina)
Felipe Venâncio, papel mudo (Facenda/Vespone)
Naomy Schölling, papel mudo (Fulvia)
Récitas: 17, 18, 19 e 20 de março,
Quinta a sábado às 20h, domingo às 17h
Local: Theatro São Pedro
Endereço: Rua Barra Funda, 171 – Barra Funda, São Paulo
Ingressos: R$ 80 (inteira) a R$ 15 (meia)
Plateia: R$ 80/ R$ 40 (meia)
1º Balcão: R$ 50/ R$ 25 (meia)
2º Balcão: R$ 30/R$ 15 (meia)
Classificação Indicativa: Livre