‘VIVA! Leste Europeu’ celebra tradições de nove países no Museu da Imigração
Edição do projeto comemora os 90 anos da Vila Zelina com gastronomia, dança, música, artesanato, entre outras atrações
A cidade de São Paulo possui muitos bairros com concentração de imigrantes e descendentes, entre eles Liberdade, Bixiga, Bom Retiro, Santo Amaro e Mooca. Na Zona Leste paulistana, a Vila Zelina é a região que agrupou, desde o século XIX, povos do Leste Europeu, como búlgaros, croatas, eslovenos, estonianos, letões, húngaros, lituanos, poloneses, russos, tchecos e ucranianos. Para celebrar os 90 anos de fundação do bairro histórico, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – em parceria com a Associação de Moradores e Comerciantes do Bairro da Vila Zelina (Amoviza) vai promover, no dia 29 de outubro, o “VIVA! Leste Europeu”. A edição do projeto reunirá das 10h00 às 18h00, atrações de grupos folclóricos, gastronomia, exibição de filmes, artesanato e oficinas. Os ingressos custam R$10 e R$5 (meia-entrada).
Serão atrações de nove países, além de representações da cultura Viking com grupos artísticos, gastronomia e artesanato. O público poderá conhecer as tradições da Romênia, Rússia, Ucrânia, Croácia, Lituânia, Bulgária, Hungria, Polônia e República Tcheca. Entre os destaques do evento, o palco celebra as origens desses povos por meio de grupos folclóricos que levam ao público danças, músicas e performances. Já as tendas de alimentação comercializam vários quitutes tradicionais do Leste Europeu, como Chachkik (churrasco da Rússia), Kugelis (torta de batata, da Lituânia), Zapiekanka (sanduíche aberto da Polônia) e Vepro, knedlo, zelo (lombo suíno assado na cerveja com molho, da República Tcheca).
O público poderá ainda interagir com as comunidades em oficinas. As aulas de culinária ensinam, às 11h00, a receita russa do Strogonoff, às 14h00, o Kugelis lituano e, às 16h00, curiosidades sobre produção e consumo de cervejas artesanais. Os curiosos poderão também aprender noções básicas da língua russa, às 12h00, e da romena, às 15h00. Para participar, basta retirar as senhas 20 minutos antes das atividades.
Para completar o dia, sessões de cinema irão exibir, entre 11h00 e 18h00, longas da República Tcheca e da União Soviética (da década de 1970). As crianças também terão um espaço especial com contação de histórias da cultura do Leste Europeu, com Patrícia Giuffrida, às 15h30. O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, no bairro da Mooca, em São Paulo. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente até 27/10 no site da bilheteria.com. Outras informações estão disponíveis em www.museudaimigracao.org.br