Da Estação de Trem à Sala de Concertos
A História e Transformação da Sala São Paulo
O imponente edifício da Estrada de Ferro Sorocabana abriga hoje a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp e uma das mais importantes casas de concertos e eventos do Brasil. A estação foi projetada por Christiano Stockler das Neves em 1925, período em que a cidade, estimulada pelo café e pela ferrovia, crescia em ritmo acelerado. Marcado pela sobriedade dos ornamentos e detalhes do estilo Luís XVI, o prédio foi concluído em 1938, quando a urbanização de São Paulo já se caracterizava pela presença de automóveis, minimizando a utilização de bondes e trens.
As principais áreas do edifício já eram utilizadas para eventos institucionais quando, em 1997, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo assumiu seu controle para transformá-lo no Complexo Cultural Júlio Prestes. Situada no Centro de São Paulo, vizinha da Pinacoteca do Estado, do Museu da Língua Portuguesa e do Museu de Arte Sacra, a Sala São Paulo contribui para a revitalização da região. Tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat, foi inaugurada em 9 de julho de 1999 com a Osesp apresentando a sinfonia A Ressurreição, de Gustav Mahler.
Localização, Contato e Funcionamento
Endereço: Praça Júlio Prestes, nº 16 — 2º andar. CEP 01218-020. São Paulo, SP.
Contato: Telefone: +55 11 3367-9500 | E-mail: faleconosco@osesp.art.br
Horários de atendimento: De segunda a sexta, das 9h às 18h.
Horários de funcionamento: O acesso ao prédio é gratuito, mas condicionado ao uso de algum de seus serviços, como Café, Restaurante ou Visita Educativa, além da programação de eventos. Todas as informações estão disponíveis em: www.salasaopaulo.art.br.