A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo realiza, no dia 24, uma escuta ativa na capital paulista, em parceria com o Programa CULTSP PRO - Escolas de Profissionais da Cultura, por meio do Instituto de Desenvolvimento Social (idg). O programa tem como objetivo qualificar profissionais e incentivar a inovação no setor cultural e criativo do estado. A ação será realizada às 14h30, na Fábrica de Cultura Parque Belém, localizada na Av. Celso Garcia, 2231 - Belenzinho, São Paulo. A entrada é gratuita e não requer inscrição prévia. No município, o evento está sendo realizado em conjunto com a Fábrica de Cultura Parque Belém. Além da participação de representantes da capital, o convite será estendido a demais municípios da região metropolitana.
A participação do CULTSP PRO nessa ação será como facilitador da escuta ativa, por meio da aplicação do Laboratório de Futuros, que contribuirá para a construção do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Além disso, o laboratório ajudará no mapeamento dos territórios, identificando as necessidades dos municípios, suas especificidades e vocações. Com isso, será possível qualificar e direcionar futuros atendimentos formativos voltados aos setores culturais e criativos em diferentes regiões do estado.
O Fomento CULTSP é composto pelos recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC), ligado ao Governo do Estado, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), proveniente do Governo Federal.