Conheça os programas da #CulturaSP voltados para a literatura!
Celebramos no mês de abril datas importantes para a literatura: no dia 2/4 comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil; no dia 23/4, o Dia Mundial do Livro; e, entre essas datas, o aniversário de Monteiro Lobato, famoso escritor de ensaios infantis, é marcado pelo Dia Nacional do Livro Infantil.
Pensando nisso, listamos aqui algumas das iniciativas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo que estimulam o hábito da leitura e a criação literária.
Estímulo à Leitura
A Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca do Parque Villa-Lobos trabalham com o conceito de “biblioteca-viva” – um espaço voltado à literatura mas que vai além do empréstimo de livros, promovendo a convivência entre o público e o cotidiano dos equipamentos. Ambas são projetos modelo do Governo do Estado e contam com acervo diversificado e acessível para contribuir para que todos tenham acesso à leitura e à cultura. Em suas programações há palestras, contação de histórias, cursos, oficinas, discussões sobre temas literários, intervenções teatrais, apresentações musicais, além de cursos e oficinas gratuitos.
Além do acervo “físico”, a Secretaria da Cultura do Estado também dispõe do programa Viagem Literária, que conecta contadores de histórias e autores consagrados a municípios do interior de São Paulo. Na sua 10ª edição, em 2017, o Viagem Literária percorreu 90 cidades e teve 340 atividades.
Estimulo à Criação Literária
Através de editais públicos, o Programa de Ação Cultural – ProAC apoia financeiramente projetos para estimular produção e circulação de obras em cidades do interior e litoral do Estado. Anualmente, os projetos inscritos são avaliados por uma comissão composta por especialistas do segmento escolhido.
Cursos e Oficinas
Com o intuito de promover o estudo e a propagação da poesia e da literatura, a Casa das Rosas, a Casa Mário de Andrade e a Casa Guilherme de Almeida realizam gratuitamente oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais.
Premiações
Desde 2008, o Prêmio São Paulo de Literatura reconhece as melhores produções literárias do ano. Voltado para o gênero Romance, seu intuito é valorizar a criação literária em língua portuguesa e estimular novos autores.
Possui apenas 3 categorias: “Melhor Livro do Ano: -40”, destinada a escritores novatos com livros já publicados; “Melhor Livro do Ano: +40”, que contempla escritores mais experientes; e “Melhor Livro do Ano”, onde concorrem as melhores obras do período, segundo júri especializado.